OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave) é um framework para definição de metas adotado por diversas empresas no vale do silício como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e Oracle.

Basicamente, o método implica em definir resultados-chave mensuráveis para cada um de seus objetivos. Objetivos são mais qualitativos e relacionados à o que se deseja conquistar, enquanto resultados-chave estão mais relacionados a uma forma de se saber o quão perto ou longe se está de atingir o objetivo, por isso, é mais quantitativo, é um critério de sucesso que te mostra se está progredindo e permite que você meça.

Criado na Intel em nos anos 70, e depois de ser implementado na companhia por Andy Grove, o método OKR, permitiu que a empresa atingisse um crescimento de mais de 40% ano sobre ano por mais de 11 anos. Depois de comprovar o benefícios desse método o Andy Groove convenceu-se em dedicar-se a ensinar para outras empresas.

Um dos maiores benefícios que o método trás é a capacidade de comunicar bem os objetivos para que todos que todos tenham clareza do que fazer, para onde seguir e o que podem fazer para contribuir.

OKR transforma a organização que o implementa numa organização com muito mais foco.

Objetivos e Resultados Chave

Segue abaixo um exemplo deixado por Felipe Castro, especialista e consultor de OKR.

Objetivo: Satisfazer Clientes

Resultados-chave:

  • – Visitas Recorrentes: média de 5 visitas por semana por usuário.
  • – Atingir um NPS de 90%.
  • – Tráfego orgânico (não pago) de 80%.
  • – Engajamento: 75% dos usuários vai preencher seu perfil por completo.

Objetivo: Acelerar o crescimento de receita recorrente neste trimestre.

Resultados-chave:

  • Entregar R$ 2 milhões em receitas de inscrição
  • Aumente a receita mensal por assinante à R$ 65
  • Contratar 3 novos vendedores

OKRs podem ser definidos a nível corporativo, departamental, por equipe, ou até mesmo para um pessoa.

No caso da Google, os OKRs são definidos trimestralmente, cada colaborador tem 5 ou menos objetivos.

O framework OKR é uma das melhores práticas que conheço para alinhar as pessoas e equipes de uma empresa para que todos “remem o barco na mesma direção”, ou seja apara  que todas as pessoas trabalhem para que os objetivos da sua organização sejam atingidos criando sinergia entre os diferentes times e departamentos.

É importante que pelo menos uma vez por trimestre, seja feita uma avaliação dos OKRs se os resultados foram atingidos, e se ainda fazem sentido, se devem ser mantidos, interrompidos, se novos devem ser definidos ou devem ser atualizados. É recomendado ainda que mesmo que a duração proposta dos OKRs seja de um trimestre que a cada mês ou quinze dias se faça uma atualização para dar transparência para todos sobre o progresso.

O framework é simples, mas requer coragem e disciplina.

Vídeo OKR em 5 Minutos

Apresentação sobre OKR

Fiz também uma apresentação de Slides que pode ajudar a apresentar a ideia para sua equipe:

Livros sobre OKR

Para você que quer se aprofundar melhor no assunto sugiro a leitura do livro Measure What Matters de or John Doerr (infelizmente ainda não disponível em português), em contra partida, há um livro em português publicado pela Startup QultureRocks chamado OKRs: da Missão às Métricas.

Agora é com você!

Comece agora mesmo a esboçar e seus primeiros OKRs!