Já faz algum tempo que venho acompanhando o evento Google I/O, mas a edição deste ano foi tão surpreendente que vale a pena ressaltar alguns dos principais anúncios e palestras aqui.

Material Design: “E se pixels não tivessem apenas cores, mas também profundidade?” perguntou Duarte antes de anunciar essa novidade.

Com esse novo conceito de design criado pela Google desenvolvedores agora poderão utilizar um nível de elevação nos componentes da interface de usuário e a plataforma se encarregará de lidar com elementos visuais como sombras para tornar a interface intuitiva e realista com animações de 60FPS.

O melhor é que Material Design poderá ser aplicado não apenas em aplicativos Android mas também na Web através do Polymer que já havia sido anunciado no evento do ano passado. Leia esse artigo do Akita para saber mais.

Veja alguns vídeos e palestras sobre Material Design:

Para ver o Material Design em prática na Web, conheça o aplicativo Topeka, e acesse o código fonte no Github.

Para mais informações acesse Google Design.

 

 

Android One: A Google quer entrar num mercado emergente de 5 bilhões de usuários que ainda não tem acesso a smartphones, por isso está lançado esse novo produto de alta qualidade que custará por volta de USD $100.

 

Android L: A nova versão da plataforma Android que traz diversas melhorias como Material Design UI, upgraded notifications, uma nova UI para aplicativos recentes, melhor performance de CPU/GPU, mais tempo de vida para a bateria, e melhor gestão de permissões.

 

Android Wear, Android Auto, Android TV: A grosso modo, Android no seu Relógio, Android no seu Carro e Android na sua TV, e o melhor todos esse dispositivos integrados entre si, e com seu smartphone. Entenda como tudo isso funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=vFi-QpuZfXs

 

Google Fit: Uma plataforma para integração de todos os seus aplicativos voltados a saúde.

 

Cloud Dataflow: Serviço gerenciado para análise de grandes conjuntos de dados (na escala dos hexabytes).

https://www.youtube.com/watch?v=9TshNrkyiKY

 

Vídeo do Keynote

Veja na íntegras o Keynote do evento, com detalhes de todas essas novidades que foram anunciadas:

 

Conclusão

Esses foram os pontos do evento que mais me chamaram atenção. Material Design, de tudo foi o que mais me surpreendeu, e é o assunto que pretendo continuar estudando e colocando em prática.

Uma grande tendência que noto inclusive também destaque no Keynote do WWDC 2014, o evento da Apple, (que foi brilhante), é que há uma grande tendência de integração entre os diferentes dispositivos, por exemplo, poder atender uma ligação do celular no Desktop ou fazer uma ligação no celular através do relógio, começar a editar um arquivo no computador e continuar de onde parou no tablet, etc.. Esse tipo de integração coisa vai começar a fazer cada vez mais parte do nosso dia-a-dia daqui para frente.