O Amazon Elastic File System (Amazon EFS) fornece um sistema de arquivos simples, escalável e elástico que pode ser usado com serviços de da AWS e assim como locais (on premisses).

O Amazon EFS Suporta altos volumes de dados (petabytes) de acordo com demanda sem, expandindo e reduzindo automaticamente conforme os arquivos são adicionados e removidos (elasticidade).

É possível ter acesso compartilhado dos dados para milhares de instâncias do Amazon EC2, permitindo que seus aplicativos alcancem altos níveis em taxas de transferências agregadas e IOPS com latências baixas e consistentes.

O Amazon EFS é um serviço inteiramente gerenciado que não exige modificações em seus aplicativos e ferramentas existentes, fornecendo acesso por meio de uma interface de sistema de arquivos padrão para uma integração perfeita.

O Amazon EFS oferece uma classe de armazenamento Standard e uma Infrequent Access.

Com o Lifecycle Management, os arquivos não acessados por 30 dias serão automaticamente movidos para uma classe de armazenamento Infrequent Access mais econômica, oferecendo a você uma maneira simples de armazenar e acessar dados ativos e pouco acessados no mesmo sistema de arquivos, ao mesmo tempo que reduz os custos de armazenamento em até 85%.

O Amazon EFS é um serviço regional que armazena dados em todas as zonas de disponibilidade (AZs) para oferecer alta disponibilidade e durabilidade.

Você pode acessar seus sistemas de arquivos por todas as AZs, regiões e VPCs, e compartilhar os arquivos entre milhares de instâncias do Amazon EC2 e servidores locais via AWS Direct Connect ou VPN da AWS.

Para acessar os arquivos localmente, On Premisses, é necessário ter uma conexão do AWS Direct Connect ou do AWS VPN entre o datacenter local e a Amazon VPC.

Benefícios do Amazon EFS

Os principais benefícios são:

  • Elasticidade dinâmica
  • Alta Performance
  • Armazenamento Compartilhado
  • Gerenciado
  • Seguro
  • Econômico

Deep Dive no Amazon EFS

Se quiser se aprofundar no funcionamento do EFS recomendo ver essa palestra que foi apresentada no evento da AWS re:invent em Las Vegas.