Fantástico! Bem, sou suspeito para falar porque sou um grande admirador do Luca Bastos, que há tempos é muito atuante na comunidade de desenvolvimento de software, desde os velhos e bons tempos do GUJ, até hoje na comunidade ágil, Luca é pró-ativo e atuante.

Em sua apresentação no Agile Brazil 2013, Luca contou a história do desenvolvimento de software e dos problemas que levaram a criação do Manifesto Ágil de Software, do Manifesto Software Crafstmanship e finalmente chegou ao seu próprio manifesto, O Manifesto do Uncle Luca:

1. Não fazer somente software bem feito, mas feito a partir de claro

Manifesto do Uncle Luca

Manifesto do Uncle Luca

(conceitos chave: fazer as perguntas certas e mais difíceis, inception ou liftoff e validar hipóteses antes de codificar).

2. Não somente adicionar valor continuamente, mas SÓ fazer o que adiciona valor (conceitos chave: cortar desperdícios – lean, MVP, Customer Developement)

3. Não ser somente uma comunidade de profissionais de TI, é preciso ver sob o ponto de vista de todos os interessados (conceitos chave: pensar como o usuário, conhecer o contexto, entender o negócio, design thinking, prototipação)

4. Não somente uma parceria produtiva com o cliente, é preciso ter o cliente sempre disposto a validar tudo (conceitos chave: customer development, lean UX, lean analytics).

Veja os slides de Luca para mais detalhes:

 

Veja a cobertura completa do Evento Agile Brazil 2013