Mais uma vez tive o prazer de participar como palestrante do Agile Brazil (#AgileBR), que neste ano de 2013 aconteceu em Brasília, no Distrito Federal. O evento foi de altíssima qualidade com palestras, workshops, e open spaces brilhantes. Além disso, foi muito bom poder rever muitos dos amigos da comunidade ágil que já não encontrava desde o ano passado.

Começando por esta publicação, farei um pequeno review do evento para compartilhar alguns highlights, e um pouco daquilo que aprendi e do que mais me inspirou.

Keynote

No primeiro dia (quarta-feira), Patrick Kua da Thoughtworks apresentou sua palestra “Agile: Unlocking our human potential

A Palestra de Patrick foi fantástica, ele é, sem dúvida, um grande palestrante,  conquistou a audiência ensinando conceitos de agilidade ao passo que entretinha as pessoas com seus relatos de experiência. Veja os slides:

Big Ideas

1. Abordagens tradicionais de motivação não são mais adequadas, e as pessoas são motivadas por motivadores intrínsecos como Maestria, Propósito e Autonomia (do livro Drive de Dan Pink) e os métodos ágeis de desenvolvimento de software tem práticas que constroem e alimentam esses motivadores, veja:

Agilidade e Motivação Intrinseca (Patrick Kua)

Agilidade e Motivação Intrinseca (Patrick Kua)

2. Construa confiança com entregas frequentes em produção.

3. Não boicote os entusiamos das pessoas, em vez disso, busque uma forma de canalizá-lo equilibrando o desafio com o aprendizado de novas habilidades.

Desafio e Habilidade (Patrick Kua)

Desafios e Habilidades (Patrick Kua)

4. Aprenda sobre como as pessoas aprendem com o Modelo de Dreyfuls e saiba como lidar com as pessoas em cada um estágios de aprendizagem.

Estágios da Aprendizagem (Patrick Kua)

Estágios da Aprendizagem (Patrick Kua)

5. Estimule a diversidade e a cooperação entre os membros time.

6. Lidere facilitando e mostrando o caminho para as pessoas para que todos sigam na mesma direção.

Liderança (Patrick Kua)

Liderança (Patrick Kua)

7. Como líder, equilibre direção e suporte com a liderança situacional.

Liderança Situacional (Patrick Kua)

Liderança Situacional (Patrick Kua)

8. Permita que o time veja o impacto de seu trabalho no negócio.

Você pode acessar o site do Patrick para mais informações: thekua.com

Veja a cobertura completa do Evento Agile Brazil 2013