O método ágil Scrum já tem mais de 20 anos! Será que ainda é relevante usar o método como está definido? Será preciso Adaptar o Scrum a minha empresa?

Desde sua concepção o framework Scrum saiu do anonimato e passou a emplacar as discussões em organizações de todos os portes nos mais variados segmentos do mercado.

Empresas que adotaram o método Scrum já registraram ganhos de produtividade fantásticos, e é também por causa dele que a Amazon pode acrescentar funcionalidades em seu site todos os dias, que o Red River Army Depot, no Texas, consegue lançar utilitários blindados 39 vezes mais rápido e que o FBI finalmente criou um enorme banco de dados de rastreamento de terroristas (Jeff Sutherland).

Tendo o Scrum mudado tão pouco desde a sua criação, será que suas práticas e conceitos ainda são os mais adequados depois de tudo que aprendemos sobre agilidade nos últimos anos?

Em sua palestra Alexandre Magno revisitou algumas das principais práticas e determinações do Scrum, avaliando o contexto da sua criação e a sua aplicabilidade no mercado de hoje. Uma provocação contrastando o que diz a teoria com o que mostra a prática.

Adaptar o Scrum é Scrumbut?

Um dos assuntos abordados por Magno é a adaptação do Scrum, assunto muito discutido na comunidade ágil, o famoso e temido Scrumbut.

Quais os problemas ao se adaptar o Scrum que em tese não é adaptável e, em contrapartida, quais os problemas de se ficar engessado nas práticas do framework que podem não agregar valor ao seu contexto?

Como garantir que adaptar o Scrum não eliminar alguma prática importante que faria sua empresa mais ágil, apenas escondendo um problema e jogando a poeira para debaixo do tapete?

Como equilibrar esse dilema e como tomar uma decisão acertada?

Adaptar o Scrum
Scrumbut

Confira os slides de Magno para mais detalhes:

Livros sobre Scrum

Já viu adaptações mal sucedidas de Scrum? Então conte para gente nos comentários.