fbpx

Muitas empresas ao migrar para a Nuvem, apenas fazem lift-and-shift, deixando de aproveitar alguns dos maiores benefícios que a nuvem oferece. Nesse post vamos falar sobre como os Serviços Gerenciados podem reduzir o custo de oportunidade e dar mais tempo para sua equipe focar em gerenciar diferencial competitivo o negócio e aumentar o valor que oferecem aos seus clientes.

O desenvolvimento, o gerenciamento e a operação de aplicativos, especialmente em alta escala, exigem uma ampla variedade de componentes tecnológicos.

Com a infraestrutura de TI tradicional, as empresas teriam que construir e operar todos esses componentes manualmente.

A AWS oferece um amplo conjunto de serviços de computação, armazenamento, banco de dados, análises, aplicativos e implantação que ajudam as organizações a se movimentarem mais rapidamente e a reduzir os custos de TI.

Arquiteturas que não usam serviços gerenciados e, por exemplo, mas apenas Amazon EC2, não aproveitam ao máximo a computação em nuvem e podem perder uma oportunidade de aumentar a produtividade dos desenvolvedores, a eficiência operacional e ter custos maiores do que necessitam.

Benefícios dos Serviços Gerenciados

Os serviços gerenciados da AWS fornecem incluem bancos de dados, machine learning, analytics, filas, search, email, notificações e muito mais.

Por exemplo, com Amazon SQS, você pode aliviar o fardo administrativo de operar e dimensionar um cluster de mensagens altamente disponível, pagando um preço baixo apenas pelo que usa.

Você pode simplesmente usar o SQS sem se preocupar com a disponibilidade e escalabilidade dele, não precisa nem sequer gerenciar servidor algum.

Em contrapartida, se você quiser, por exemplo manter seu próprio cluster de mensageria com ActiveMQ, RabbitMQ, ou qualquer ou servidor de mensageria, você teria que se preocupar em provisionar os servidores EC2, manter o sistema operacional atualizado e atualizar as bibliotecas do servidor, escalar o ambiente em caso de aumento de demanda, dentre outras atividades que levam temam, aumentam o risco e aumentam também o custo financeiro e custo de oportunidade (sua equipe poderia estar fazendo outra coisa que agrega mais valor ao negócio em vez de cuidar desse cluster).

O mesmo se aplica ao Amazon S3, que permite armazenar quantos dados você quiser e acessá-los quando precisar, sem precisar pensar em capacidade, configurações de disco rígido, replicação e outros problemas relacionados.

Para banco de dados, em vez de você criar uma máquina virtual e instalar manualmente seu banco de dados Oracle, MySQL, Postgres ou SQL Server, por exemplo, você pode simplesmente utilizar o RDS que inclusive já garante redundância em pelo menos duas zonas de disponibilidade.

Com os serviços gerenciados, você não precisa de preocupar com instalação, replicação, atualizações de versões, nada disso. Só precisa se preocupar em usar como um serviço.

Em vez de criar seu CDN do zero, use o Amazon CloudFront.

Em vez de criar seu Load Balancer no Apache, use o ELB

Em vez de criar seu cluster hadoop manualmente, use o EMR.

Em vez de instalar seu próprio banco de dados NoSQL use o Amazon DynamoDB ou DocumentDB.

Em vez de instalar seu próprio cluster de ElasticSearch use o Amazon CloudSearch ou o Amazon Elasticsearch Service.

Em vez de criar seu próprio servidor de emails, use o Amazon Simple Email Service (Amazon SES).

Na palestra abaixo Joe Healy conta um pouco dos benefícios e da jornada de migração para Serviços Gerenciados.

Conclusão

Serviços gerenciados reduzem o custo de oportunidade da sua equipe, reduzindo o investimento para manter os workloads disponíveis, performáticos, seguros, atualizados, e escaláveis, permitindo que seu time mantenha o foco no que realmente pode gerar diferencial para o negócio.

AWS Certified Solutions Architect Official Study Guide: Associate Exam (Aws Certified Solutions Architect Official: Associate Exam) (English Edition)
  • Joe Baron, Hisham Baz, Tim Bixler, Biff Gaut, Kevin E. Kelly, Sean Senior, John Stamper
  • Sybex
  • eBook Kindle
  • Edition no. 1 (09/28/2016)
  • Inglês
Share This