Ontem (7 de Outubro) aconteceu o primeiro Keynote do AWS Re:invent, onde Andy Jassy apresentou diversas novidades muito importantes para a comunidade Cloud Computing. Gostaria de apresentar rapidamente cada uma delas.

Amazon QuickSight

QuickSight2

Amazon QuickSight é um Cloud Business Intelligence Rápido e Fácil de usar.

Com ele você poderá criar visualizações de dados, fazer análises ad-hoc de dados e rapidamente transformar grandes massas de dados em insights valiosos de negócios.

Você poderá integrá-lo com todas as fontes de dados da AWS (S3, Redshift, RDS, etc.) e fontes de dados externas. Também é possível integrá-lo a ferramentas de BI como Tableau, QlikView e TIBCO.

Amazon Kinesis Firehose

Serviço que permite carregar dados de streaming para o S3 e Redshift, permitindo que você faça analises de dados em tempo real com as ferramentas de BI que você já utiliza. Veja no vídeo:

AWS Import/Export Snowball

ie_sb_device_4

Essa foi sem dúvida o anúncio que mais me surpreendeu!

O AWS Import/Export Snowball é um dispositivo que permite que você Importe ou Exporte Pentabytes de dados da AWS ou para AWS.

AWS Inspector

reinvent21

Esse novo serviço fará uma análise e avaliação automática da segurança de suas apicações na nuvem para garantir que você está seguido todas as práticas de segurança necessárias para cobrir todas as vunerabilidades de seus sistemas.

Amazon RDS for MariaDB

reinvent15

O RDS, o serviço de bancos de dados gerenciado da AWS já suportava diversos bancos de dados como Oracle, MySQL, Postgres, SQLServer e agora também MariaDB.

Com o RDS MariaDB você pode armazenar até 6TB de dados com 30.000 IOPS.

Você ainda pode utilizar o serviço de MultiAZ para garantir que seu banco de dados estará replicado em 2 data centers diferentes.

AWS Database Migration Service

Esse novo serviço da AWS vai permitir que você migre bancos de dados para AWS com muito mais facilidade e seguranca, e o melhor de tudo, com menor downtime possível.

O serviço suporta os principais bancos de dados, e te ajudará na migração convertendo automaticamente os schemas e código de um banco de dados para o outro.

Você pagará apenas pelos recursos computacionais utilizados na conversão do banco de dados.

Migrar um banco de dados com terrabytes de dados pode custar apenas três dólares.

AWS Config Rules

Esse serviço diz respeito à Governança & Compliance. Com ele Administradores de TI poderão definir regras de provisionamento e configuração de recursos na AWS e monitorar constantemente se as regras estão sendo seguidas.

Regras como criptografia de dados, tageamento (categorização) de recursos, definição de IP, etc.

Amazon Elasticsearch Service

Muitos clientes da AWS já utilizavam o Elasticsearch manualmente em instâncias EC2.

Para facilitar as nossas vidas, a AWS criou um serviço gerenciado para podermos executar Elasticsearch na Nuvem.

O Elasticsearch é um serviço open-source popular de busca e análise de dados muito utilizado para análise em tempo real de monitoramento de aplicações, monitoramento de cliques, e análise de logs.

AWS WAF

Esse novo serviço é um firewall que te ajudará a proteger suas aplicações web de ataques comuns como SQL Injection e CSS. O WAF poderá ser integrado ao CloudFront o CDN da AWS.

Servidores EC2 Dedicados

Com esse novo serviço você poderá ter um servidor físico decidado para você. Dessa forma você poderá atingir requisitos de compliance e reduzir custos com licenças de software.

Assista o Keynote no Youtube

Veja os melhores momentos do Keynote ou Assista o Keynote completo:

Amanhã teremos o segundo Keynote com muitas outras novidades!

Enjoy!