fbpx

Viés é a tendência que nós temos de favorecer uma coisa em relação a outra coisa.

De acordo com a Wikipedia, Viés é um peso desproporcional a favor ou contra uma coisa, pessoa ou grupo comparado a outro, geralmente de uma maneira considerada injusta.

Mas o viés é uma tendência humana natural e a aplicamos a praticamente a qualquer coisa tal como sabores, cores, esportes, cidades, línguas, culturas, gênero, etc.

O ser humano desenvolve o viés como um mecanismo de proteção e sobrevivência que nos ajuda a tomar decisões de forma rápida.

A maioria dos vieses que temos não nos prejudicam em nada e geralmente são inconsistentes. Mas, outros podem ser prejudiciais e nos fazer tomar decisões ruins e agir de forma injusta com os outros.

Recentemente li o livro Overcoming Bias, e quero compartilhar algumas ideias interessantes com você aqui.

Overcoming Bias: Building Authentic Relationships across Differences
  • Jana (Author)
  • 144 Pages - 12/16/2016 (Publication Date) - McGraw-Hill Education (Publisher)

Todo mundo tem Viés

As pessoas catalogam informações para tomada rápida de decisão, isso inclui experiências passadas, lições aprendidas, coisas que lemos em revistas, jornais e livros, aquilo que vemos e ouvimos na televisão, e conversar e convivência com amigos e familiares.

Por exemplo, o que vem a sua mente quando você pensa em vendedores de carros usados?

E quando pensa em políticos?

E quando pensa em médicos?

Ou advogados?

Ou pessoas de uma, ou outra nacionalidade?

Nós criamos esteriótipos das pessoas.

Estereótipos

Estereótipo é o conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso-comum, sem conhecimento profundo, sobre algo ou alguém.

Por conta disso podemos cair em algumas falácias que podem nos fazer assumir que todas as pessoas que compartilham de certas características apresentam os mesmos comportamentos. Ex:

Todo japonês é bom de matemática.

Todo brasileiro é bom no futebol.

Americanos não sabe nada sobre outros países.

O padrão, geralmente é: [Pessoa que tem alguma característica] é/tem [comportamento/adjetivo]

O importante é você começar a notar esses esteriótipos que desenvolveu para desafiá-los e impedir que façam com você cometa injustiças ou tome decisões ruins.

Auto-conhecimento no Combate ao Viés

Geralmente, é muito mais fácil notar o vieses dos outros do que reconhecer os nossos próprios.

Para superar nosso viés precisamos desenvolver muito auto-conhecimento, atenção e esforço para mudar nossas respostas automáticas e formas de tratar as pessoas e reagir a situações.

Contudo, o primeiro passo é entender que você, como todo ser humano, naturalmente, possui alguns vieses, e então começar a observá-los para reconhecê-los e tomar consciência deles.

O viés pode de fazer ter preconceito de alguém, mas também pode te fazer confiar rápido demais em alguém que pode se aproveitar disso, por exemplo.

Pode te levar a não contratar uma pessoa super-competente, ou deixar de fazer um bom amigo, pode evitar que você reconheça o mérito alheio, ou que super-estime alguém.

Um sinal vermelho para você ficar de olho são assuntos que fazem você se sentir desconfortável, irritado, ou nervoso, ou tenso.

Conviver com a diversidade também cria empatia e pode te ajudar a superar preconceitos e vieses.

Se você quer entender melhor o que é viés e saber como pode se tornar mais consciente sobre isso, recomendo a leitura do livro Overcoming Bias, que trata muito vieses que geram preconceitos.

Overcoming Bias: Building Authentic Relationships across Differences
  • Jana (Author)
  • 144 Pages - 12/16/2016 (Publication Date) - McGraw-Hill Education (Publisher)

Veja também o vídeo abaixo do meu canal do Youtube em que falo sobre um dos vieses cognitivos que mais afetam nossas decisões no dia-a-dia: o viés da confirmação.

E se você quiser aprender mais sobre viés cognitivo recomendo o livro Decisive.

Decisive: How to Make Better Choices in Life and Work
  • Heath, Chip (Author)
  • 316 Pages - 03/26/2013 (Publication Date) - Crown Business (Publisher)

E você desejar tomar mais consciência sobre seus vieses? Conte para nós nos comentários.

Share This