TDC 2014Aconteceu em Agosto de 2014, mais uma edição do TDC (The Developers Conferece), eu e Manoel Pimentel tivemos o imenso prazer de coordenar a trilha de Management 3.0 (Gestão 3.0).

Nossa trilha de Management 3.0 no TDC 2014 foi um grande sucesso, e lotou. Tivemos palestrantes de grande peso do mercado brasileiro e inclusive um palestra internacional. A trilha foi composta por uma palestra de abertura de 50 minutos e por mais 5 slots, cada um com 2 palestras de 20 minutos seguidas de um debate de 10 minutos.

Para começar tivemos a grande honra de receber diretamente de Nova York, Estados Unidos, ninguém menos do que Joel Spolsky, que além de ter sido Product Manager do Excel há alguns anos atrás, é fundador da Fog Creek empresa que criou o StackOverflow, amado sistema de perguntas e respostas de desenvolvimento de software, e também o Trello, sistema para criação de quadros kanban virtuais.

Joel falou sobre o que os desenvolvedores realmente querem e o que é importante para eles, há uma versão da mesma palestra que Joel apresentou em um outro evento no passado disponível em vídeo, confira:

Na sequência, eu e Manoel fizemos um palestra em dupla para apresentar o que é Management 3.0, e apresentar as pessoas cada uma das 6 visões do monstro Martie, veja os slides:

Na sequência, Rafael Molesim e Victor Hugo Germano, falaram sobre a falta de comunicação que é regra em qualquer organização. Uma organização que não se comunica não melhora, ao mesmo tempo que existe um grande desafio de como fazer esta comunicação de uma forma que seja efetiva e não gere desperdícios e falta de interesse.

Os palestrantes falaram sobre suas experiências e sobre como criaram reuniões organizacionais divertidas e sem chateação que envolvem praticamente todos os colaboradores da Lambda 3. Veja seus slides:

O carioca, Marcos Garrido da K21, falou sobre os desafios de Delegar de forma eficiente e sober algumas das ciladas em que podemos tropeçar ao lidar com distribuição de autoridade em uma organização, confira o post do palestrante.

Luís Fernandes, o coach mais famoso da comunidade ágil, falou sobre a importância de termos claro para nós mesmos quais são nossos objetivos e aonde queremos chegar. Qual é o preço da falta de clareza? Veja nos slides:

Priscila Stuani, apresentou para os participantes do TDC a inovadora iniciativa de Jurgen Appelo, a organização Happy Melly, que não se parece nada com uma organização tradicional e vem desafiando a maneira com que estamos acostumados a nos organizar para trabalhar. Confira os slides:

Anderson Diniz Hummel, falou à todos sobre o poder do Canvas para resolver diferentes tipos de problemas. Confira seus slides:

Renato Willi da Sea Tecnologia, falou sobre como implementaram na Sea um esquema para evolução contínua da organização em meio ao turbilhão de diferentes projetoes e iniciativas com o projeto Náutilus.

Na sequência, meu companheiro de Dontpad.com, Rodrigo Toledo, falou um dos assuntos mais relevantes da Gestão 3.0, a motivação. Veja mais detalhes em seu post sobre o assunto.

Matheus Haddad da Webgoal falou como como utilizar Feedback em vez de avaliação de desempenho:

Fabiano Milani, contou diversas histórias da sua experiência com projetos, para ilustrar que muitas vezes, O Problema não é o Processo. O Problema é Você!

Para finalizar, Rafael Targino falou sobre sua experiência usando Metamodelos para Lidar com a Complexidade Organizacional.

A trilha foi sensacional, com palestrantes e participantes de alto nível, foi uma grande oportunidade de networking e aprendizado para todos nós. Que venha o TDC 2015!