Nós empreenderemos, de forma geral, estamos sempre buscando resolver problemas. Nos tempos atuais, todos os dias novas startups surgem para resolver problemas de pessoas e empresas através de software.

A grande maioria dessas iniciativas fracassa e, muita vezes,  a principal razão é o fato de estarem tentando resolver um problema que não vale a pena ser resolvido.

Mas como saber se vale a pena resolver o problema?

livro-lean-analyticsPara Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz que no Livro Lean Analytics oferecem algumas dicas valiosas para validar um problema, o primeiro passo é criar empatia com o dono do problema, ou seja, seu cliente.

Seu trabalho é “entrar na cabeça” de seu cliente, para descobrir quais são seus verdadeiros problemas e que abordagens podem ou não funcionar.

1. O problema deve ser doloroso o suficiente

Uma das melhores formas de se começar é ouvindo seus clientes, afinal de contas, quase todos nós estamos sempre reclamando de nossos problemas e dificuldades, não é mesmo?

Procure potenciais clientes para entrevistas, e note se as pessoas, realmente, reclamam do problema que você está tentando resolver se ele é mesmo relevante. Note também se elas se importam o suficiente, e se o problema causa uma “dor de cabeça” grande o bastante para que ele se importe com isso.

2. Pessoas o bastante se importam com o problema

Não pare na primeira entrevista, certifique-se de há pessoas o bastante que se interessam em ter esse problema resolvido antes de começar seus investimentos na solução.

Durante esse processo de entrevistas com as pessoas, procure evitar direcioná-las ao longo de suas perguntas para que elas respondam o que você quer ouvir. Não se engane, e esteja disposto a descobrir, inclusive, que não vale investir no que estava pensando, quanto antes você descobrir isso melhor para você.

Em vez de perguntar: “X é importante para você”, pergunte “como você lida com X”, ou “quais são suas principais preocupações em relação a X”…

3. As pessoas já estão fazendo algo a respeito

Se o problema realmente é importante, geralmente, as pessoas já estão tentando lidar com ele de alguma forma, ainda que, muitas vezes, de uma forma precária e pouco eficiente. Descubra o que estão fazendo.

Próximos passos

Se você conduziu uma quantidade generosa de entrevistas com qualidade e estiver confiante que o problema vale a pena de ser resolvido, já tem um sinal positivo para continuar com sua ideia e talvez trabalhar numa solução.

O próximo passo é procurar compreender a fundo o comportamento e as necessidades de seu potencial cliente. Mas isso já é assunto para um próximo post.

 

Share This