A palavra retórica advém do grego rethor, que significa professor ou orador. O verdadeiro propósito e importância da retórica é influenciar e convencer pessoas a agirem, a fazerem alguma coisa.

A humanidade usa retórica desde que da antiguidade em que um homem convencia outro a ajudá-lo a caçar um mamute.

Na antiga Grécia os sofistas tiveram uma má reputação por usar mal a retórica, dizendo a suas audiência o que queriam ouvir ao invés de dizer a verdade. Alguns sofistas famosos foram Protágoras, Górgias e Isócrates.

A retórica não é boa, nem ruim, não é bela, nem vulgar, é uma ferramenta, da qual todos nós, utilizamos em nosso dia-a-dia. É maneira que nós a usamos que define suas qualidades.

Basta observar comerciais de TV, ou campanhas políticas para nos assegurarmos de que a retórica pode ser usada para os mais diversos fins.

O filósofo Platão dizia que a Retórica era uma arte essencial, e que através dela a sabedoria poderia ser comunicada e disseminada entre as pessoas.

Oferta
Superdicas para falar bem em conversas e apresentações
  • 136 Pages - 08/01/2018 (Publication Date) - Benvirá (Publisher)

O Mito de Cassandra

O Professor Michael Drout, faz uma comparação da retórica com o mito de grego de Cassandra

No mito Cassandra consegue enganar Apolo e o faz lhe dar o dom da profecia, porém, ele a amaldiçoa fazendo que ninguém acredite nela.

Esse é o mal de quem não sabe usar bem a retórica, pode até saber da verdade, a não consegue convencer os outros.

Os Gregos acreditavam ainda que a Retórica era útil para ajudar as pessoas a encontrarem a verdade, não apenas comunicar a verdade que já estava descoberta. 

Nessa linha, o pensador alemão Hegel desenvolveu o paradigma Tése, Antítese e Síntese. Uma tese é proposta, ela então entra em conflito com uma antítese, e através desta oposição encontra-se uma síntese.

OfertaBestseller No. 1
Fenomenologia do espírito
  • Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (Author)
  • 552 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Editora Vozes (Publisher)

Segundo Aristóteles, a Retórica também pode ser utilizada para descobrir a verdade em fatos já ocorridos, e é exatamente esse princípio que rege a argumentação forense, utilizada nos tribunais para argumentar e provar que alguém fez ou não fez determinado ato.

OfertaBestseller No. 1
Retórica
  • Livro
  • Aristóteles (Author)
  • 272 Pages - 02/01/2017 (Publication Date) - Edipro (Publisher)

Já sabia da importância da retórica?

Será que você está agindo como uma Cassandra?

Será que precisa aprender mais sobre retórica?