Você sabe porque as resoluções de ano novo de grande parte das pessoas nunca se tornam realidade?

Para George Leonard, autor do livro “In Mastery: The Keys to Success and Long-Term Fulfillment“, é porque temos um um processo de equilíbrio chamado homeostasis.

A homeostasis (ou homeostase) trabalha para manter as coisas como elas sempre foram, independente de a mudança ser boa ou ruim. Se for desenvolveu um mau hábito, a homeostasis vai resistir para que o hábito não seja quebrado. Quando mais a mudança tiver o você do seu estado atual de equilíbrio, maior será a força da resistencia. O primeiro passo para combatê-la é saber que ela está lá. Aprenda a negociar com ela. Quando mais tempo você for capaz de lutar com a resistência para manter a mudança, o mais fácil vai se tornando. Com o tempo seu equilíbrio toma uma nova forma e homeostasis estará ao seu lado.

No Livro “o Monge que Vendeu sua Ferrari“, Robin Sharma, diz que há um ensinamento budista que diz que para que você faça de determinada ação um novo hábito, é preciso repetí-la sem falhar por 21 dias em sequência. Faça isso e dê um banho na homeostasis. Na física aprendemos sobre uma lei chama Inércia, eu (André) penso que a tal da homeostase, é exatamente essa mesma lei da natureza, porém manifestada de uma outra forma.

Bom, seja lá como for, não há dúvida alguma de que se você não levantar da cadeira agora mesmo (figurativamente) e começar a trabalhar para que seus planos se tornem realidade, eles não vão acontecer, é também incontestável que para criar novos hábitos você precisará agir e persistir.

Assim sendo, Aja, Persista e Feliz 2012!