Para ser produtivo é essencial ter sempre em mente o objetivo por trás de tudo que se está fazendo. O propósito deve estar bem claro.

Question Mark by Marco Bellucci
Question Mark by Marco Bellucci

É muito comum nos dias de hoje que as pessoas façam suas atividades sem ter verdadeira consciência do por que, da razão pela qual estão fazendo e qual resultado desejam alcançar.

Sem ter uma definição clara do propósito pelo qual se está fazendo determinada atividade, e qual é o objetivo é impossível medir se está indo bem ou se mal. Não há possibilidade de vencer ou ser derrotado, pois não se sabe o que é derrota ou vitória.

Para ter certeza de você sabe exatamente qual é a razão das atividades que você está fazendo, crie o hábito de perguntar-se: por quê?

Ter objetivos claros dá suporte à tomada de decisões, uma vez que todas as decisões tomadas devem estar alinhadas ao objetivo. Ter um objeto é como ter um norte, uma direção, não tê-lo é como vagar no deserto em círculos. Nas palavras de Stephen Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas altamente Eficazes”:

“Começar com o objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você seguindo, de modo a compreender melhor onde você está agora e dar os passos sempre na direção correta.”

Ter objetivos claros motiva, permite que tenha noção de progresso, ajuda a manter o foco, dá visão, abre as portas da criatividade, uma vez que se em mente o resultado que deseja alcançar.

Em se tratando de trabalho em equipe, quando não se tem objetivos claros, a situação pode agravar-se ainda mais, pois cada um pode seguir por caminhos diferentes tomando como referencial sua interpretação pessoal de objetivo.

Por essas razões metodologias ágeis como Scrum reforçam a importância de se ter metas bem definidas, é o Sprint Goal. Toda a equipe deve estar alinhada em relação às expectativas de sucesso do cliente. Devem ter claro o que se deseja ter como resultado e dessa forma todos poderão remar na mesma direção tomando decisões, por menores que sejam sempre alinhadas ao objetivo.

É pelo mesmo motivo, que existe a definição de pronto, este como se fosse um micro-objetivo de cada tarefa, atingir o estado de pronto, que deve estar bem definido de forma que todos possam compreender e identificar a diferença entre uma tarefa completa e uma incompleta.

Em uma reunião de retrospectiva, por exemplo, é essencial que todos tenham consciência que o objetivo é tornar a equipe melhor, caso contrário, pode transformar-se em um mero jogo de culpa, perda de tempo e investimento.

Não faça as coisas de forma mecânica, faça de forma consciente, entenda o porquê.

OfertaBestseller No. 1
Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
  • Sinek, Simon (Author)
  • 256 Pages - 10/16/2018 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
OfertaBestseller No. 2
O jogo infinito
  • Livro
  • Sinek, Simon (Author)
  • 256 Pages - 02/27/2020 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
OfertaBestseller No. 3
Encontre seu porquê: Um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe
  • Sinek, Simon (Author)
  • 192 Pages - 10/11/2018 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
OfertaBestseller No. 4
Líderes se servem por último: como construir equipes seguras e confiantes
  • Sinek, Simon (Author)
  • 320 Pages - 02/25/2019 (Publication Date) - Alta Books (Publisher)