Para ser produtivo é essencial ter sempre em mente o objetivo por trás de tudo que se está fazendo. O propósito deve estar bem claro.
É muito comum nos dias de hoje que as pessoas façam suas atividades sem ter verdadeira consciência do por que, da razão pela qual estão fazendo e qual resultado desejam alcançar.
Sem ter uma definição clara do propósito pelo qual se está fazendo determinada atividade, e qual é o objetivo é impossível medir se está indo bem ou se mal. Não há possibilidade de vencer ou ser derrotado, pois não se sabe o que é derrota ou vitória.
Para ter certeza de você sabe exatamente qual é a razão das atividades que você está fazendo, crie o hábito de perguntar-se: por quê?
- Sinek, Simon (Author)
Ter objetivos claros dá suporte à tomada de decisões, uma vez que todas as decisões tomadas devem estar alinhadas ao objetivo. Ter um objeto é como ter um norte, uma direção, não tê-lo é como vagar no deserto em círculos. Nas palavras de Stephen Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas altamente Eficazes”:
“Começar com o objetivo em mente significa começar tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde você seguindo, de modo a compreender melhor onde você está agora e dar os passos sempre na direção correta.”
Ter objetivos claros motiva, permite que tenha noção de progresso, ajuda a manter o foco, dá visão, abre as portas da criatividade, uma vez que se em mente o resultado que deseja alcançar.
Em se tratando de trabalho em equipe, quando não se tem objetivos claros, a situação pode agravar-se ainda mais, pois cada um pode seguir por caminhos diferentes tomando como referencial sua interpretação pessoal de objetivo.
Por essas razões metodologias ágeis como Scrum reforçam a importância de se ter metas bem definidas, é o Sprint Goal. Toda a equipe deve estar alinhada em relação às expectativas de sucesso do cliente. Devem ter claro o que se deseja ter como resultado e dessa forma todos poderão remar na mesma direção tomando decisões, por menores que sejam sempre alinhadas ao objetivo.
É pelo mesmo motivo, que existe a definição de pronto, este como se fosse um micro-objetivo de cada tarefa, atingir o estado de pronto, que deve estar bem definido de forma que todos possam compreender e identificar a diferença entre uma tarefa completa e uma incompleta.
Em uma reunião de retrospectiva, por exemplo, é essencial que todos tenham consciência que o objetivo é tornar a equipe melhor, caso contrário, pode transformar-se em um mero jogo de culpa, perda de tempo e investimento.
Não faça as coisas de forma mecânica, faça de forma consciente, entenda o porquê.
- Sinek, Simon (Author)
- 256 Pages - 10/11/2018 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- Sinek, Simon (Author)
- 320 Pages - 02/25/2019 (Publication Date) - Alta Books (Publisher)
- Sinek, Simon (Author)
- 256 Pages - 02/27/2020 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
- Sinek, Simon (Author)
- Sinek, Simon (Author)
- 192 Pages - 10/11/2018 (Publication Date) - Editora Sextante (Publisher)
Muito precisa sua observação. Particularmente, creio que a falta de foco e de uma perspectiva de futuro clara e precisa ainda são grandes problemas que preciso resolver. Muito bom ter encontrado seu texto!
Sucesso!
Muito bom o post, e realmente é um ótimo conselho, as vezes faço as coisas meio que “roboticamente”, apenas codificando sem prestar atenção no que estou fazendo, mas venho me policiando tentando evitar esse vicio. Parabéns pelo post. Sempre temos o que aprender 😀
@ronaud e @valdemar muito obrigado pelo feedback.
Realmente muito bom este artigo. Muitas vezes começamos a fazer as coisas e nem sabemos o por quê que estamos fazendo. Sempre temos que entender o propósito de determinada tarefa que fazemos. Parabéns.
Gostei da frase, “Ter os objetivos em mente nos dá motivação e nos permite ter noção de progresso.”
Muito bom.
Abraço.
Parabéns Faria! Muito bom artigo.
Muito bom, especialmente em equipe. No entanto, é bom ter objetivos menos abstratos e vários objetivos pequenas para atingir grandes objetivos justamente para não vagar apenas de acordo com a música e sim entender e concordar com aquilo. Mas algumas vezes é difícil desligar o “piloto automático” da vida.
Parabéns @bolha concordo em gênero, número grau.
Muito profundo.
Abraço
Muitas pessoas ao começar o seu dia de trabalho, na correria ou na distração não se perguntam, se o que realmente esta fazendo é da forma correta ou apenas esta fazendo por fazer, e não entende o porquê aquilo feito daquela forma e se poria melhorar o seu dia-a-dia. Por isso que o Scrum veio para ajudar na retrospectiva, é para nós refletirmos sobre como foi nosso dia e como podemos fazer para melhorar-mós a cada dia e encontrar o que atrapalhou durante o sprint.
Parabéns Andrezão Pelo Artigo.
Excelente visão. Compartilhei no blog http://psicoviver.ning.com/profiles/blogs/perguntese-por-que
Muito bem escrito e resumido André.
Gostei bastante. Tem tudo a ver tanto em nosso trabalho quanto na vida pessoal.
Seria legal comentar também sobre as técnicas para manter o foco como programação em par e “pomodoro” mas talvez isto seja assunto pra outro artigo. 🙂
André,
Ótimo post!! Eu vejo isso acontecer na nossa área o tempo todo, todos os dias. Os desenvolvedores simplesmente se jogam nas tarefas, sem nem pensar no por quê. Acho importante esse tipo de questionamento, porque sem ele acabamos fazendo coisas desnecessárias, além deixarmos de lado também a criatividade. Como podemos ser criativos e nem ao menos pensamos no que e por quê estamos fazendo algo?
Parabéns.
Parabéns pelo post. Excelente. É possível vc colocar botões para compartilhar no twitter e no facebook? Grato. Abç. Fred
Olá Fred. Muito obrigado pelo feedback.
Acabei de inserir o link para divulgar no twitter, facebook e outras mídias sociais como você pediu.
Abraço.
excelente post andre, muito bom mesmo! Sem objetivo, qualquer lugar que chegar está bom. Acredito que o mais dificil para o ser humano é manter o foco, é muito facil perde-lo, dificil é mantê-lo.
Parabens! pelo post 😀