Desde de 2007 que eu venho estudando, aprendendo, escrevendo, praticando, e palestrando sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software. Nesse post quero compartilhar com você os melhores livros que já li sobre métodos ágeis.

Quero começar reconhecendo o trabalho fantástico que vem sendo feito no Brasil. Felizmente, nós não apenas estamos trazendo conhecimento de fora, mas também criando e compartilhado nossas experiências com o resto do mundo.

#0 – Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio por André Faria Gomes

Este é o meu livro sobre Métodos Ágeis. Esse é livro que eu gostaria de ter lido quando comecei a trabalhar com desenvolvimento de software. Aproveite!

Aprenda  como os diferentes sabores de Agile podem fazer um projeto de sucesso. Veja como o Kanban, XP e Scrum podem ser usados em conjunto e onde cada um dos métodos se complementa, além de conhecer dicas para adotar as metodologias no seu dia a dia de trabalho.

Compre o livro

#1 – Extreme Programming: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade por Vinícius Teles

Esse foi o primeiro que livro que li de métodos ágeis, simplesmente sensacional!

Vinícius explica de uma forma simples os princípios do método ágil XP, os papéis, práticas e dá uma série de dicas importantes para quem esta começando.

Apesar de eu não ter tido muito contato direto com o Vinícius, considero ele um grande mentor porque aprendi muito com ele, não apenas com este livro, mas também com os seus artigos e podcasts da Improve It. (infelizmente parece que os podcasts já não estão mais no ar).

Compre o livro

 

 

#2 – Métodos Ágeis Para Desenvolvimento de Software

Gosto desse livro porque contém gostas de conhecimento de diversos profissionais da comunidade ágil brasileira que admiro muito, Manoel Pimentel e Renato Willi para citar alguns deles.

São 23 profissionais de todo o país, agregando em uma única obra conhecimentos e experiências sobre o tema, de projetos pequenos a grandes, dos simples aos complexos, de empresas públicas às privadas.

Compre o livro

 

 

#3 – Scrum: Gestão ágil para projetos de sucesso por Rafael Sabbagh

Em muitas das vezes, Scrum é o melhor framework para se começar a trabalhar com métodos ágeis. Rafael Sabbagh fez um ótimo trabalho em apresentar esse Scrum e agregar seus anos de experiência nos ensinamentos deste livro.

Scrum superou métodos tradicionais e tornou-se a forma mais popular de gestão de projetos de desenvolvimento de software e similares.

Este livro mostra como os papéis, artefatos, eventos e regras do Scrum podem ajudar organizações a entregarem valor frequentemente para seus clientes com menos riscos, com menor desperdício e com maior qualidade, visibilidade e produtividade.

Compre o livro

#4 Direto ao Ponto: Criando produtos de forma enxuta

Ao trabalhar em um projeto, você não quer desperdiçar tempo, dinheiro, nem esforço construindo um produto que não vai atender às suas expectativas ou de seu cliente. Para isso, é preciso validar as hipóteses de negócio e viabilizar possíveis passos de criação com o time todo.

Neste livro, Paulo Caroli compartilha a receita da técnica Direto ao Ponto: uma sequência de atividades rápidas e efetivas para entender e planejar a criação de produtos enxutos, baseadas no conceito de produto mínimo viável.

Compre o livro

 

 

#5 – eXtreme Programming – Práticas para o dia a dia no desenvolvimento ágil de software por Daniel Wildt, Dionatan Moura, Guilherme Lacerda, Rafael Helm

Por que projetos falham? Comunicação insatisfatória com o cliente, um empurra a culpa para o outro, tempo desperdiçado, falta de testes e retrabalho… Estas são cenas corriqueiras em um time de desenvolvimento de software. E qual a solução?

Na verdade não se trata de um único método, mas de um conjunto de práticas que, se bem combinadas, complementam-se em uma sinergia que envolve tanto os membros de dentro do time como o contato destes com o cliente.

Conheça práticas de eXtreme Programming e, tendo como base princípios ágeis, desenvolva seus principais valores: comunicação, feedback, simplicidade, coragem e respeito.

Compre o livro na Amazon Brasil

#6 – Scrum 360 – Um guia completo e prático de agilidade por Jorge Audy

Nesse livro, Jorge Audy vai ensina de forma objetiva e prática a metodologia, mostrando como ela se cruza com outras práticas, como XP, PMBOK, Lean.

Além de também formar no leitor a base dos princípios ágeis, pré-requisito para qualquer gerente de projetos do mercado contemporâneo.

Compre o livro

 

 

#7 – Métricas Ágeis por Raphael Albino

Em um ambiente ágil, métricas podem ajudar a analisar a saúde do seu processo de construção, fornecendo dados históricos reais a partir dos quais é possível projetar cenários para as entregas, tendo um olhar mais concreto sobre o desenvolvimento e o atendimento de demandas.

Neste livro, Raphael Albino traz um guia de aprendizado e boas práticas para lhe trazer uma maior visibilidade do seu trabalho e aumentar a previsibilidade das suas entregas.

Compre o livro

 

 

Disclaimer: Nesse ranking estou colocando apenas os livros que conheço e recomendo e que estão listados na Amazon. Caso algum livro que você gostaria de recomendar tenha ficado de fora, deixe seu comentário. 

Veja também a lista dos melhores livros de métodos ágeis internacionais

 

 

Conteúdo Relacionado

Share This