fbpx

Segundo o livro The Checklist Manifesto (O Manifesto do Checklist) “Não importa o quão expert você é em determinado assunto, checklists bem feitos podem melhorar seus resultados.”

The Checklist Manifesto: How to Get Things Right
  • Atul Gawande
  • Publisher: Picador USA
  • Edition no. 0 (01/04/2011)
  • Capa comum: 215 pages

O autor do livro, Atul Gawande é médico e jornalista, especialista em reduzir erros, aumentar a segurança e melhorar a eficiência dos procedimentos cirúrgicos. Ele atua como cirurgião geral e do sistema endócrino no Brigham and Women’s Hospital em Boston, Massachusetts e como diretor associado do Center for Surgery and Public Health. Também é professor associado na Harvard School of Public Health (Escola de Saúde Pública de Harvard) e professor associado de cirurgia na Harvard Medical School (Escola de Medicina de Harvard). [Wikipedia]

No livro são apresentadas inúmeras histórias que mostram o quanto em diversos tipos de trabalhos, inclusive em campos muito complexos como na  medicina e na aeronáutica, simples checklists podem fazer muita diferença para ajudar profissionais a serem mais disciplinados, evitarem erros e realizarem seus trabalhos com maior eficácia.

Para implementar um bom checklist, fique atento a esses três pontos.:
– 1. Identifique quais áreas de seu negócio poderiam se beneficiar de um checklist.
– 2. O Ego é o maior obstáculo para implementar bons checklists. Lembre-se, os checklists não deve ser criados para provar sua inteligência ou habilidade. Eles são ferramentas para nos ajudar a lidar com a crescente complexidade das nossas vidas.
– 3. Uso o bom senso: Nem tudo requer um checklists, e eles não são eficientes em todas as situações.

Nos métodos ágeis de desenvolvimento de software, por exemplo, é muito comum utilizarmos uma espécie de checklist conhecida como Definição de Pronto (DoD). Esse simples checklist que muda de contexto para contexto é forma simples de disseminar e clarificar para todos os membros do time de desenvolvimento o que exatamente pode ser considerado um incremento num produto de software.

Esse vídeo da Web Estratégica é um ótimo review do livro, assista para aprender mais:

E na sua empresa? Que checklists você poderia propor para melhorar o seu trabalho e o trabalho das pessoas da sua equipe?

The Checklist Manifesto: How to Get Things Right
  • Atul Gawande
  • Publisher: Picador USA
  • Edition no. 0 (01/04/2011)
  • Capa comum: 215 pages
Share This