O Man in the Arena é um videocast sobre empreendedorismo e cultura digital apresentado por Leo Kuba, Miguel Cavalcanti e In Hsieh.

No episódio 58 do Man in the Arena foi entrevistado Vinicius Roveda, fundador e CEO da Conta Azul, maior fornecedora de software de gestão online para MPEs em todo o Brasil e que foi acelerada pela americana 500Startups. Vinicius atua há 14 anos no mercado de tecnologia e internet. Seu primeiro empreendimento foi a Informant, empresa de software especializada em pesquisa e desenvolvimento com foco na criação de produtos. Possui MBA em Gestão Empresarial, especialização em Gestão de Produtos e formação em Ciências da Computação pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Veja algumas das principais lições de empreendedorismo, e pontos que mais me chamaram atenção:

  • Conhecer os diferentes perfis de usuários e clientes é muito importante, tanto para criar funcionalidades que verdadeiramente atendam as necessidades dessas pessoas, mas também para que a equipe de atendimento e vendas, possa conhecer a melhor forma de se comunicar com cada um dos perfis. Para isso eles utilizam personas. Eles criam personas com nomes (penso que fictícios) para identificar cada um dos perfis de clientes e usuários.
  • Entregar funcionalidades mais novas primeiro para um grupo menor de usuários, receber feedback deles, melhorar e depois disponibilizar para todos.
  • Assim como faz a Zappos, depois de um candidato passa por todo o processo seletivo, eles oferecem uma oportunidade para que a pessoa receba um dinheiro (no caso deles R$1.000,00) e deixe a empresa. Segundo Roveda, esse custo é muito menor do que ter um colaborador que não está realmente comprometido com a organização.

Veja a entrevista na íntegra:

Pra quem ficou curioso em saber mais sobre a cultura da Conta Azul, veja também esses slides sobre Qualidade de Vida disponibilizados no slideshare da organização:

E aqui algumas das práticas de produto e engenharia de software utilizadas (com métodos ágeis e lean startups):

Nesse vídeo o próprio Vinícius, resume a sua história de empreendedorismo:

Referências

Share This