Algumas pessoas me pediram pelo twitter e através de comentários neste blog para que eu contasse um pouco mais sobre meu método pessoal de aprendizagem e sobre como faço as apresentações de slides para palestrar. Resolvi unir as coisas neste post para compartilhar com vocês.
É importante alertar que esse não o método correto, é apenas o que tem funcionado até agora para mim, você pode se inspirar nele, mas é importante que você busque desenvolver um método que funcione bem para você.
Motivação
Desde os 14 anos, muito do que venho aprendendo, aprendo lendo livros, e textos na internet.
Há muito tempo li um livro chamado “Os Sete Hábito das Pessoas Altamente Eficazes” e, nesse livro, o autor Stephen R. Covey, recomenda que você leia como se tivesse que ensinar para outra pessoa depois de ler (e se possível, que, de fato, ensine o que aprendeu a pelo menos uma outra pessoa).
Essa simples técnica, para mim, foi fantástica, ao utilizá-la, pensando que depois precisaria ensinar para alguém, a minha percepção de leitor transformou-se completamente no que diz respeito a atenção e a maneira de organizar os pensamentos sobre aquilo que estava aprendendo com a leitura.
A leitura tornou-se então um compromisso muito mais ativo. E foi então que eu descobri que eu aprendia muito mais quando me comprometia a ensinar para outras pessoas aquilo que eu estava aprendendo. Me desafiei a enfrentar o medo de palestrar e de falar em público e, então, comecei a palestrar para meus colegas de trabalho, e pouco-a-pouco fui ganhando confiança para enviar propostas de palestras para eventos e conferências.
Agora, todos os livros que leio, leio com esse compromisso de ensinar para alguém e, quando possível, depois de ler o livro preparo uma palestra, e se não há espaço ou público para palestrar sobre o assunto, preparo um artigo, ou uma simples apresentação de slides e publico aqui no blog ou no slideshare. O importante é que todo aprendizado não acabe em si mesmo mas, que além de gerar algum tipo de ação que transforme de alguma forma quem está aprendendo, e também gere um entregável, algo que sirva para outras pessoas que também estão aprendendo sobre o assunto.
A medida que vou lendo o livro, vou marcando as partes que considero mais importantes, para que futuramente possa revisar ao preparar uma apresentação. Mais recentemente venho utilizando bastante o Amazon Kindle, e tenho comprado os livros em formato digital. Também uso o SafariBooks, que é um serviço de assinatura que lhe dá direito a um grande acervo de livros.
Desde que comecei, já tenho mais de 70 apresentações publicadas no Slideshare, e ministrei muitas palestras e cursos em diversas empresas e eventos.
Resumindo Até Aqui: Sempre que leio um livro, procuro ler com o objetivo de ensinar para outros e, além disso e comprometo-me em produzir como resultado da leitura algo palpável, um artigo, uma apresentação, um vídeo, ou uma palestra. Também procuro refletir sobre como o livro pode melhorar a mim mesmo, seja através da mudança de um hábito existente ou da criação de um novo hábito. Afinal de contas, como disse Aristóteles, somos o que fazemos com frequência.
Os melhores livros sobre como fazer apresentações?
O modo como faço as apresentações foi influenciado, principalmente, pela leitura do seguintes livros:
- Duarte, Nancy (Author)
- 272 Pages - 08/31/2020 (Publication Date) - Alta Books (Publisher)
- Reynolds, Garr (Author)
- 240 Pages - 12/17/2007 (Publication Date) - New Riders (Publisher)
- Garr Reynolds (Author)
- 216 Pages - 03/28/2012 (Publication Date) - Alta Books (Publisher)
- Galvão, Joni (Author)
- 184 Pages - 02/28/2011 (Publication Date) - Panda Books (Publisher)
- Reynolds, Garr (Author)
- 277 Pages - 01/22/2014 (Publication Date) - New Riders Publishing (Publisher)
- Duarte, Nancy (Author)
- 267 Pages - 01/31/2020 (Publication Date) - Universo dos Livros (Publisher)
Fundamentos para criar apresentações
Toda vez que preparo uma apresentação, levo em conta os seguintes fundamentos:
Slides Simples e Diretos
Sua apresentação de slides não é Documentação, nem Artigo. Não encha suas apresentações de texto, sua audiência estará lá presente para vê-lo falar, se fosse apenas para ler seus slides, bastaria você enviar a eles por e-mail ou disponibilizar em seu website. Em vez disso, use os slides a seu favor e, apenas para ilustrar melhor o que você tem a dizer e guia seu discurso. Use Imagens e Palavras Chave, evite texto enormes.
Prepare o Roteiro
Pense na mensagem principal que quer passar, e programe a ordem de tudo que tem a falar, conte uma história, não lance uma série de fatos desconexos. Transmita confiança para audiência. Mostre que você sabe do que estava falando.
Identidade Visual
Busque uma identidade visual coerente com a sua mensagem e que seja ao mesmo tempo bonita e agradável. Aproveite-se bem de fontes diferentes. use fotos, imagens e gráficos. Busque Equilíbrio e Harmonia Visual através de bons princípios de Design (explorados com detalhes nos livros citados).
Imagens (Stock Photos)
Boas imagens fazem muita diferença no visual na apresentação. Eu compro imagens no site DepositPhotos.com, assino uma plano com valor mensal fixo que me dá direito a baixar 5 imagens por dia.
Outra opção que venho utilizando mais recentemente é o EvantoElements que permite baixar imagens ilimitadas por um plano mensal.
Exemplos de Apresentações
Veja alguns exemplos de apresentações que fiz recentemente em diferentes estilos:
Apresentação com Palavras-chave e StockPhotos
Apresentação com Fontes Especiais
Apresentação Zen (Clean)
Cores Fortes e Imagens Vetoriais
Palestra do Felipe Faias sobre Slides Fantásticos
Para terminar recomendo que veja essa apresentação de Felipe Faias sobre como criar slides fantásticos.
Conclusão
Nesse curto tópico apresentei minhas motivações e meus fundamentos e inspirações para fazer apresentações. Agora, é hora de você desenvolver o seu próprio!
Boas Apresentações!
Fiquei curioso as respeito do livro “Os Sete Hábito das Pessoas Altamente Eficazes”, comprarei ele para ver se ele vai abri minha mente!
Parabéns! achei sensacional esse post!
Oi André, achei interessante esta técnica de ter que passar o conhecimento para pelo menos outra pessoa. Não conhecia o livro do Stephen R. Covey, mas eu vinha fazendo esta abordagem, sempre fazendo um resumo dos meus estudos para consultar quando necessário, e algumas vezes apresentar para alguém interessado.
Mas percebi que leio pouco, sendo que perco bastante tempo fazendo os resumos e anotações!
De um tempo para cá, estou tentando fazer menos isto de modo a conseguir ler mais livros.
Como você consegue fazer isto e ao mesmo tempo ler tantos livros?
Parabéns por tudo que você posta, simplesmente fantástico!
Ótimas dicas, serão de grande ajuda nas últimas apresentações na faculdade e um preparatório para o meu Trabalho de Conclusão de Curso.
ótimo artigo!
Parabéns André!! Muito bom esse post! Será muito útil. Hoje todos querem fazer boas apresentações!
Olá, André.
Parabéns pelo ótimo conteúdo do seu blog. Recomendarei a todos.
Em especial, este post me ajudará bastante a melhor meu método de estudo.
[]s
Olá Robson,
Muito Obrigado!
Fico feliz que você tenha gostado.
Abraços.
Oi André, parabéns pelo POST, nele você defende exatamente o que a SOAP aconselha!
Quanto a construção do roteiro, montar uma apresentação a partir de CTRL C + CTRL V de slides não adianta, o ideal é estruturar seu raciocínio de forma que conduza a audiência do ponto A ao ponto B, que é o seu objetivo.
Tudo isso permite que você consiga prever eventuais perguntas. Não é legal quando você vê uma apresentação, fica com uma dúvida e ela é respondida no slide seguinte?
É isso aí!
Obrigado por citar nosso livro, ficamos felizes em saber que ajudamos.
Caso interesse, mensalmente lançamos e-books gratuitos para auxiliar na construção de apresentações.
Fique à vontade para baixá-los (http://www.soap.com.br/downloads/)
Abs!
Muito Bacana, Pessoal!
Eu já venho acompanhando o site da SOAP há algum tempo.
Realmente tem bastante material legal lá!
Obrigado pelas dicas!
Abraços.