Nos dias 10, 11 e 12 de Setembro estive no JustJava 2008. Este ano tive a oportunidade de participar da organização do evento junto com todo o pessoal do SouJava, foi uma ótima experiência.

Ajudei as organizar as tradicionais Muvucas. Para aquelas que ainda não as conhecem, Muvucas são pequenas reuniões de pessoas que discutem um determinado assunto. Os assuntos das Muvucas são sugeridos por congressistas durante o evento.
Fiquei no Hall com um FlipChart e um pincel atômico conversando com as pessoas e  anotando suas sugestões e votações para escolha dos temas.

Votação para os temas das Muvucas

Votação para os temas das Muvucas

No primeiro foram realizadas as Muvucas:
1. “Java 7” com partipação do Michael “Mister M” Nascimento que contribui diretamente para o desenvolvimento do Java 7 (De forma especial na nova API de Datas).
2. “O que além do Java ME (Android, iPhone, etc…)” com participação do palestrante internacional Roger Brinkey e do Maricio “Maltron” Leal da Sun.
3. “Desenvolvimento Ágil” com participação do Daniel Wildt e do Giovanni Salvador.

E no Segundo dia, foram realizadas mais três:
1. “Caneta Livescribe Pulse”:  O Dr. Spock da Global Code fez uma demonstração sobre a Pulse (uma caneta que roda Java) e falou sobre como desenvolver software para ela.
2. “Open Source no Setor Público, reutilizando código”: Com participação do Bruno Souza (JavaMan) e algumas pessoas do setor público.
3. “Desenvolvimento Ágil com Testes”: Com participação do Rodrigo Yoshima e do José Papo que são verdadeiros mestres no assunto, discutiu-se sobre a adoção de Agile nas empresas brasileiras, integração contínua, teste unitários, testes de aceitação, Scrum e XP.
Em suma, participar da organização do evento, foi uma excelente oportunidade de ampliar o networking e aprender, além de ter sido um grande desafio pessoal. As pessoas que participaram das Muvucas tiveram uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas, esclarecer dúvidas, e expor seus pontos de vista.
Gostaria de agradecer ao SouJava pela oportunidade, de forma especial ao Mauricio Leal, ao Bruno Souza, a Yara Senger, e todas as pessoas que fizeram desse evento um verdadeiro sucesso.

Espero você no JustJava 2009!!!