Há cerca de 10 anos atrás era muito difícil construir uma audiência e distribuir conteúdo.

Esse cenário mudou drasticamente por conta das mídias sociais e da internet, e esse fato mudou a maneira que consumimos conteúdo e está desafiando os grandes meios de comunicação tradicionais.

Em seu livro Marketing 4.0, o renomado autor Philip Kotler conta um pouco sobre como as redes sociais e a internet vem transformando a sociedade e as diversas decisões que tomamos em nosso dia-a-dia, desde qual roupa comprar, qual restaurante visitar, qual rota para ir ao trabalho, etc.

O Marketing também precisou se reinventar para abraçar além do tradicional, o digital.

Uma das principais transformações que as mídias sociais trouxeram na minha forma de ver foi desintermediação da distribuição do conteúdo.

Para publicar um livro, por exemplo, você necessariamente precisava ter acesso a uma editora que aceitasse publicar o seu conteúdo.

Agora qualquer pessoa pode escrever um livro e publicar diretamente na internet, e distribuindo, por exemplo, através do Kindle da Amazon.

Antes, para poder transmitir um conteúdo em áudio, você precisaria ter acesso a uma emissora de rádio.

Agora basta publicar seu podcast na internet e conquistar sua audiência.

Uma artista que precisasse ter seu album publicado precisava ser aceito por uma gravadora.

Agora qualquer um consegue gravar de forma independente e ter acesso a milhões de ouvintes através de plataformas como iTunes ou Spotify.

Se um jornal publicasse algum coisa sobre você ou sua empresa, seu único canal de defesa que pudesse atingir o mesmo público era através dos mesmos jornais.

Agora, você pode se defender e ter uma voz publicando sua defesa no twitter, em um blog, ou até mesmo pode gravar um vídeo e publicar no youtube, ou fazer uma transmissão ao vivo através do Facebook, como vimos acontecer por exemplo nas eleições de 2018 aqui no Brasil.

Isso muda o jogo!

Complemente…

O poder não está mais tão centralizado.

Você consegue criar sua audiência.

Você agora pode ter mais voz!

Você não precisa mais de tantos intermediários para se fazer ouvir…

A questão agora é como você pode usar isso para fazer algo que verdadeiramente faça a diferença!

Vai lá e faça acontecer!