Fábio Akita, recentemente publicou uma entrevista com o famoso Uncle Bob Martin, grande personalidade da comunidade de desenvolvimento de software, métodos ágeis e software craftsmanship.

Uncle Bob é, sem dúvida, um grande exemplo para todos nós desenvolvedores de software, apesar de seus 46 anos de experiência com desenvolvimento de software, ele nunca parou de aprender. Programadores não devem nunca pensar que a linguagem que aprendem na faculdade ou que utilizam agora são A linguagem, ao invés disso, devem abrir suas mentes e estar sempre aprendendo uma nova linguagem de programação, disse ele.

What I'm reading and re-reading por Earl

What I’m reading and re-reading por Earl

Se você programar somente em Java, por exemplo, e não for além disso, você será um programador muito fraco, porém se for em busca de aprender novas linguagens e aprender novos paradigmas você voltará para o seu Java com muito mais conhecimento e será ainda mais eficiente, afirmou Bob. “Eu, por exemplo, estava aprendendo Ruby e agora estou estudando Clojure”, disse.

Depois de ter escrito o livro Clean Code (Código Limpo), Bob está escrevendo um outro livro agora, chamado Clean Coder (Codificador Limpo), falando sobre como gerenciar o tempo, como lidar com pressões, como estimar, como lidar com chefes, etc. Estamos aguardando ansiosos pela nova publicação.

Bob disse que toda boa idéia que fica popular, tornar-se um hype, muita gente usa isso para seus próprios interesses, muitas vezes invertendo os propósitos. Cuidado! Escolha bem quem o ajudará a aprender métodos ágeis. Volte as fontes, busque os livros de quem estava lá no inicio. Martin Fowler e Kent Beck, são ótimas referências.

Muita gente está agora em ágil, defendo ágil, alerta Bob, mas está apenas pela corrida do ouro, ou seja, não conhecem e nem acreditam nos princípios e valores dos métodos ágeis, apenas estão ensinando ou utilizando ágil para manter-se lucrativos em virtude do movimento do mercado que está sendo impulsionado pelo hype.

Veja o vídeo da entrevista, que foi gentilmente disponibilizado sob a licença Creative Commons pelo Akita.

http://blip.tv/play/AYHm7HIC

Siga os conselhos de Uncle Bob Martin, aprenda como um louco, leia, leia, leia.

Para maiores informações, visite o blog do Akita.

Conteúdo Relacionado

Share This