Todos nós queremos influenciar as outras pessoas de alguma forma. É inevitável, queremos que o mundo seja melhor do é. Queremos mudanças!

Alguns querem um time com mais produtividade, alguns querem usar certas metodologias no trabalho para trazer melhores resultados, outros querem que a cidade seja mais segura, outros querem que o meio ambiente seja mais respeitado, outros querem preservar a vida dos animais que estão a beira da extinção, outros querem perder peso, outros querem uma vida de mais qualidade, outros querem que o cachorro use o jornal. Não importa. No fim das contas, queremos ver mudanças no mundo. Queremos que algo seja diferente. Queremos um resultado.

No livro, Influencer: The Power to Change Things“, os autores realizaram diversos estudos sobre o que deve ser feito para de fato mudar as coisas. Eles encontraram dois pontos muito importantes:

1. Deve-se saber qual o  resultado desejado, de forma clara e mensurável.

2. É preciso encontrar quais são as ações e comportamentos específicos que devem ser assumidos para que o resultado seja conquistado. Esta lista de ações e comportamentos não pode ser muito longa, porque é muito difícil influenciar muitos comportamentos de uma única vez.

Deve-se encontrar as ações de alavancagem e comportamentos vitais, ou seja, aquilo que causa mais impacto positivo em direção ao resultado. Uma das formas de encontrar quais são esses comportamentos é através do estudo dos melhores, ou seja das pessoas que conseguem o resultado que você deseja. De que forma eles se comportam diferente dos outros? Atenção, não basta perguntar para eles, porque geralmente não sabem dizer. Será preciso observar e comparar os comportamentos.

Para mudar, as pessoas precisam saber o que devem fazer de diferente. Dizemos por exemplo que para perder peso é preciso ingerir menos calorias do que se queima, porém isso não é um comportamento específico, não é uma ação. Isso não informa o que a pessoa deve fazer no seu dia-a-dia. Essa estratégia tem foco no resultado, e não em ações e comportamentos. O que se está dizendo, é que se algo for feito certo, então, mais calorias serão queimadas do que ingeridas. O problema é que este “algo que deve ser feito” permanece desconhecido.

3. Encontre comportamentos de recuperação, quais comportamentos deve-se assumir para colocar as coisas de volta nos trilhos quando algo der errado, quando algo contribuir na direção oposta ao resultado se que busca?

4. Teste os resultados. Não mantenha hipóteses para sempre. Verifique o que realmente funciona e o que não funciona através de dados e experimentos.

Este vídeo explica o processo mais detalhadamente:

http://www.youtube.com/watch?v=4v0r6qM1FpU

Veja o vídeo de propaganda do livro para mais informações:

Desafios

  • O que você quer mudar?
  • Que resultado deseja?
  • Quais são os comportamentos necessários para que a mudança ocorra?
  • Quais os comportamentos específicos daqueles que conseguem melhores resultados?
  • Quais são os comportamentos vitais (de alavancagem)?