Publicações em Revistas

2012

Clean Code: Desenvolvimento de Software Profissional

DevCast Magazine Edição 4
Julho de 2012

Nos livros Clean Code e Clean CodeR, Uncle Bob Martin descreveu o que significa ser um desenvolvedor de software profissional, como ele deve se comportar, e como deve escrever código. Aprender mais sobre os conceitos de Clean Code pode transformar a maneira que desenvolvemos software. Assim, nessa apresentação mostraremos o que é um código limpo, quais suas características e como transformar seu código ruim em um código claro e legível.

Arquitetura de Software: Introdução, Camadas e Concorrência

DevCast Magazine Edição 3
Março de 2012

Decisões de arquitetura de software fazem parte do dia-a-dia de todo desenvolvedor. Tais decisões são estratégicas para que os requisitos não-funcionais de um sistema sejam bem atendidos como performance, escalabilidade, segurança, entre outros. Nesta apresentação serão discutidos conceitos básicos de arquitetura de software como camadas (layers e tiers) e as diferentes abordagens adotadas para se dividir as responsabilidades, como acesso a dados, regras de negócios e apresentação em diferentes blocos interdependentes. Discutiremos também conceitos de concorrência e como lidar com problemas como deadlock e leitura inconsistente.

Práticas Ágeis

DevCast Magazine Edição 2
Janeiro de 2012

A adoção de métodos ágeis no Brasil e no mundo vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, mas o que de fato as equipes ágeis fazem no seu dia-a-dia de diferente? Quais são as práticas que permitem que essas equipes entreguem software de qualidade que agrega valor ao cliente? O que fazem para criar software de qualidade? Como suas ações refletem os valores e os princípios do manifesto ágil? O objetivo dessa apresentação é dar respostas a estas perguntas.

2010

Desenvolvimento Ágil com Kanban

Java Magazine Edição 84
Novembro de 2010

Este artigo é uma introdução ao Kanban, um método de desenvolvimento de software com fortes bases em práticas Lean, e que tem como objetivo otimizar o processo de desenvolvimento de software pré-existente. Este método limita o trabalho em progresso, apresentando a evolução de forma visual, tornando os problemas evidentes e cultivando uma cultura de melhoria contínua.

………..

Retrospectivas Ágeis

Java Magazine Edição 77
Março de 2010

Retrospectivas ágeis são reuniões que acontecem ao final de iterações, assim que a equipe entrega algum incremento para o produto que está sendo desenvolvido, é uma oportunidade para inspecionar e adaptar o processo e o trabalho colaborativo.

2009

Google Collections

Java Magazine Edição 74
Novembro de 2010

Introdução à Google Collections Library, uma biblioteca criada pela Google que oferece novas coleções e utilitários para facilitar e enriquecer a manipulação de coleções em Java.

Java Magazine Edição 70
JM 70

Planejamento Ágil

Java Magazine Edição 70
Junho de 2009

Uma visão geral do planejamento ágil que aborda as principais técnicas e práticas utilizadas nas metodologias ágeis para definir entregas e iterações que levem o projeto ao sucesso através do desenvolvimento de um software que atenda as necessidades do cliente.

—-

Java Magazine Edição 68
JM 68

Desenvolvendo com Agilidade

Java Magazine Edição 68
Abril de 2009

Introdução ao desenvolvimento ágil de software, sua origem, as principais metodologias, e práticas. Este foi o primeiro artigo que escrevi para a revista Java Magazine.