Boas Parcerias podem ser um grande diferencial para que os produtos e serviços da sua empresa se tornem cada vez mais completos sem que você tenha que incorporar novas competências na sua organização, permitindo que você continue focado sempre naquilo que você faz de melhor, mas ao mesmo tempo abrindo novos horizontes e experiências diferentes para seus clientes.

Um bom exemplo disso, é parceria que o Mcdonalds fez com a Disney, de forma que pode ficar focados em fazer seus hambúrgueres enquanto a Disney continua trazendo novos personagens que fazem a alegria das crianças como brinquedinhos que acompanham o menu infantil.

Esse é um tipo de parceria que permite que as duas empresas trabalhem juntas mas ao mesmo tempo não gerem prejuízo ou risco na marca uma da outra. Se você for pedir um sanduíche no McDonalds e ele vier frio ou salgado demais, você não vai culpar a Disney por isso, vai? E se você não gostar de um personagem na Disney, provavelmente também não vai deixar de comer no McDonalds, não é mesmo?

Nem toda parceria deixa as marcas tão isentas assim, há alguns anos atrás a Ford e a Firestone que desde o início foram grandes parcerias, fizeram uma parceria no Ford Explorer que vinha com as rodas da Firestone.

Infelizmente, diversos acidentes foram causados, e uma empresa responsabilizou a outra, e a Firestone até anunciou um rompimento da parceria com Ford (que naquela época já tinha mais de 100 anos).

No final das contas, ambas as marcas ficaram prejudicas e mal vistas nos olhos do consumidor.

É mais fácil separar o hambúrguer do brinquedo do que separar as rodas de um carro.

Algumas parcerias geram mais riscos ao seu negócio e marca do que outras. Por isso, faça boas parcerias, mas conheça os riscos que pode te trazer em possíveis problemas em potencial que possam vir a aparecer no futuro. E caso aconteça algum problema, não jogue o jogo da culpa, compartilhem a responsabilidade de resolver o problema.

 

Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Firestone_and_Ford_tire_controversy

 

Conteúdo Relacionado

Share This