Delegar é uma das competências mais importantes de gestão. Toda equipe possui e realiza em algum nível atividades de gestão. Normalmente, essas atividades e preocupações são centralizadas na figura de um gerente, porque gerentes são autorizados por shareholders (acionistas, donos de empresas, etc.) para gerenciar seus negócios e contratar outras pessoas, inclusive outros gerentes. Independente disso, a gestão sempre existe.

Jurgen Appelo, apresenta em seu livro Management 3.0, as 6 visões da Gestão, são elas:

  1. Alinhar restrições
  2. Desenvolver Competências
  3. Empoderar equipes
  4. Crescer a Estrutura
  5. Melhorar Tudo
  6. Energizar as Pessoas

Para que a auto-organização se manifeste positivamente em uma organização, é preciso que haja distribuição de controle a delegação da autoridade, é sobre isso que diz respeito a visão Empoderar Equipes.

Managing for Happiness: Games, Tools, and Practices to Motivate Any Team
  • Appelo, Jurgen (Author)
  • 304 Pages - 06/27/2016 (Publication Date) - Wiley (Publisher)

A auto-organização é Complexa

O Desenvolvimento Ágil de Software é um grande sucesso graças a auto-organização, a auto-organização está no campo da Complexidade.

Appelo, coloca a complexidade em um meio termo entre o Extremo Caos e a Extrema Ordem (burocracia). A Complexidade e o Caos não são a mesma coisa, a própria natureza é complexa, os ecosistemas, assim como as equipes ágeis, são complexos, mas não (necessariamente) caóticos.

Uma vez que são autorizados pelos stakeholders, o grande desafios dos gerentes é garantir que “times auto-organizáveis”  se comportem de tal forma a gerar valor para todos os stakeholders. Um gestor faz isso através de restrições que impõe no sistema.

Delegar não é De-largar

Um gestor forte, tem um time forte, e para se ter um time forte, é preciso tenha autonomia para tomar decisões que devem tomar e, por isso, delegar é preciso.

É importante, porém, compreender que delegar é uma questão de compartilhamento de responsabilidade, é preciso acompanhar, treinar, e enxergar a delegação como um investimento que vai se pagando ao longo do tempo, e possivelmente não trará resultados imediatos devido a curva de aprendizado das pessoas.

Delegar não é Binário

Muitas vezes, vemos a delegação como sim ou não, pode ou não pode, deve ou não deve, porém não precisa, e diria até que não deve ser assim na maioria das vezes.

Jurgen Appelo, na Gestão 3.0, apresenta 7 níveis de delegação que podem ser aplicados às pessoas, equipes ou papéis para áreas de decisão diferentes. Na sua organização, há milhares de decisões que são tomadas todos os dias, coisas como, por exemplo, quais pessoas farão parte do novo projeto? Qual logo devemos utilizar para esse produto? As pessoas devem trabalhar em pares ou sozinhas? Devemos utilizar a tecnologia X ou Y? Devemos comprar do fornecedor X ou Y? Coisas assim…

Para cada uma dessas decisões você pode escolher uma abordagem diferente de delegação:

  1. Mandar: O gestor diz o que deve ser feito.
  2. Vender: O gestor vende a ideia dele para a equipe.
  3. Consultar: O gestor pede a opinião da equipe, mas ele toma a decisão.
  4. Consenso: O gestor e a equipe decidem juntos.
  5. Aconselhar: O gestor dá um conselho, mas permite que a equipe tome a decisão.
  6. Prestar Contas: A equipe decide e depois presta contas da decisão que tomou para o gestor.
  7. Delegar: A equipe decide, e nem sequer precisa explicar para o gestor sobre a decisão.

Preparei um vídeo onde explico um pouco sobre cada um dos 7 níveis:

Remova as cercas elétricas invisíveis

Muitas vezes não está claro para as pessoas da sua equipe o que elas podem e não podem fazer. Você acaba, garantidamente, definindo os níveis de delegação, mas esquece de comunicar para sua equipe o que espera deles.

Donald Reinertsen, diz que em situações assim é como se as pessoas estivessem caminhando num lugar repleto de “cercas elétricas invisíveis“, porque apesar de não está claro o que podem ou não podem fazer, quando tentam algo diferente, acabam por levar uma advertência do gerente. Ambientes assim são fábricas de pessoas com medo e sem iniciativa.

Quadros de Delegação

Para evitar essa falta de clareza, Jurgen sugere a criação de Quadros de Delegação, ferramenta que pode ser usada para deixar visível e claro para todos qual será a abordagem de delegação utilizada para cada área de decisão importante para a organização. Veja um exemplo:

Quadro da Delegação

Conclusão

Equipes poderosas, fazem gerentes poderosos. Trabalhadores do conhecimento precisam tomar decisões, e na grande maioria das vezes tomaram melhores decisões relacionadas a seus trabalhos do que seus gestores poderiam tomar.

Não tenha medo de delegar, mas delegue com responsabilidade.

Permita que as pessoas saibam o que devem ou não devem fazer e qual é o nível de autonomia delas em cada área de decisão da sua organização, não faça da sua organização um campo repleto de cercas elétricas invisíveis.

Quer aprender mais, faça o treinamento de Management 3.0, e leia os livros de Jurgen Appelo: Management 3.0, Management for Happiness e Como Mudar o Mundo.

Bestseller No. 1
Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders
  • Appelo, Jurgen (Author)
  • 413 Pages - 01/07/2011 (Publication Date) - Addison-Wesley Professional (Publisher)
Bestseller No. 2
OfertaBestseller No. 3
Liderando Para a Felicidade
  • Livro
  • Appelo, Jurgen (Author)
  • 304 Pages - 12/28/2020 (Publication Date) - Brasport (Publisher)