Neste post gostaria de fazer algumas recomendações de Livros sobre Arquitetura e Design de Software para programadores, desenvolvedores de software, arquitetos de software, e engenheiros de software que trabalham em times ágeis.

Estes Livros sobre Arquitetura e Design de Software tratam de assuntos boas práticas de programação, design, arquitetura, testes e requisitos não funcionais como performance, segurança e escalabilidade. Se você quiser recomendações de livros sobre métodos e processos ágeis, veja este outro post.

Para facilitar, procurei deixar links para as versões em português e inglês dos livros, muito embora, eu recomendo, sempre que possível que você leia versão original em inglês.



1) Working effectively with legacy code (Trabalho Eficaz com Código Legado)

É mais fácil escrever código novo do que dar manutenção em código legado, e quase todos os desenvolvedores que conheço preferem trabalhar num projeto novo ou em uma nova funcionalidade do que dar manunteção em código legado. Mas na vida real, boa parte do trabalho dos desenvolvedores é fazer melhorias e alterar código legado. Por isso considero esse livro é fundamental para todo desenvolvedor. O livro trata de padrões e técnicas para que você possa evoluir o código legado sem ter que reescrever tudo, e com fazendo testes de unidade para evitar quebrar alguma funcionalidades pré-existente, mesmo nos casos mais desafiadores em que o design do código não facilita a testabilidade.

Versão em Inglês http://amzn.to/2DYW4Jv ou Português: http://amzn.to/2DYbgXc



2) Clean Code (Código Limpo)

Por Robert C. Martin

Este livro vai te ensinar a escrever código fácil de se entender, tanto para você mesmo quando para o os demais membros do seu time. É um livro realmente transformador. Depois de ler esse livro, você vai mudar completamente a maneira que codifica, e pode ter certeza que vai gerar um grande impacto na sua própria produtividade bem como na produtividade da sua equipe com um todo.

Versão em Inglês http://amzn.to/2DXsX9n ou Português http://amzn.to/2DCvRCA



3) Patterns of Enterprise Application Architecture

Por Martin Fowler

A linha entre o que é Design de Software e Arquitetura de Software é muito tênue e difícil de se definir mesmo para os maiores estudiosos da área. Martin Fowler, sem dúvida, é uma das principais mentes no Design e Arquitetura de Software, e nesse livro ele explora uma série de padrões que vão te ajudar a construir aplicativos corporativos complexos com boas práticas para performance, escalabilidade, segurança e manutenabilidade.

Versão em Inglês http://amzn.to/2DYCIUM ou Português http://amzn.to/2DAa2DJ



4) Domain Driven Design

Por Eric Evans

Todo software corporativo resolve problemas de negócio. E nada melhor do que o código fonte falar a mesma linguagem dos negócios em vez de tentar reinventar a roda com jargões e termos que não serão compreendidos pelas pessoas de negócios. Este livro ensina a criar uma linguagem comum entre desenvolvedores e usuários, e a pensar no design do código de uma maneira que favoreça o entendimento e a evolução do software através de padrões que colocam em primeiro lugar o domínio de negócio.

Versão em Inglês http://amzn.to/2DYqGe6 ou Português http://amzn.to/2Ds1EmJ



5) Refactoring: Improving the Design of Existing Code

Por Martin Fowler

A Refatoração é uma das principais técnicas ágeis de engenharia de software, e fundamental para a evolução profissional de sistemas. Este livro explica detalhamento os principais conceitos e explora as melhores práticas para que você possa melhorar constantemente o código sem alterar a funcionalidade do software.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2F3EYtd ou Português: http://amzn.to/2Dz4mKm



6) Growing Object-Oriented Software

Por Nat Pryce, Freeman Steve

Este livro vai unir alguns conceitos dos livros citados anteriormente como Refatoração, Test Driven Development (TDD), Design Patterns e Testes Unitários e te ajudar a juntar todas as peças para aplicar tudo isso em conjunto no seu dia-a-dia.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2F4vFtc ou Português: http://amzn.to/2DCzwR6



7) The Pragmatic Programmer

Por Andy Hunt, Dave Thomas

De todas as recomendações esse livro é o menos técnico, e mais conceitual, mas de forma alguma é menos importante. Ele vai trabalhar o seu mindset para que nunca deixe se aprender, de se desafiar, e vai te trazer conceitos de muita maturidade profissional, que talvez você levaria anos para conquistar sozinho.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2E30hfr ou Português: http://amzn.to/2DDVraJ



8) Clean Architecture

Por Robert C. Martin

Esse livro vai te ensinar conceitos importantes para entender os diferentes paradigmas de programação (programação orientada a objetos, programação funcional e programação estruturada) além de abordar princípios para um bom design como o princípio da responsabilidade única, o princípio da substituição de Liskov, e injeção de dependências.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2DtsHhz



9) Building Evolutionary Architectures: Support Constant Change

Por Neal Ford, Rebecca Parsons, Patrick Kua

Depois de anos atuando como consultor em diferentes projetos de empresas de todos os tamanhos, Neal Ford, compartilha nesse livros as principais lições aprendidas para a construção de sistemas que nunca podem parar de evoluir.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2DAcRoj



10) Continuous Delivery: Reliable Software Releases through Build, Test, and Deployment Automation

Por Jez Humble, David Farley

O ritmo da inovação tecnológica vem aumentando cada vez mais, e por isso, fazer deploy de novas versões deve ser fácil rápido e sem perda de disponibilidade, porém, para que isso seja possível é preciso que código e arquitetura do software seja projetada para atender esses requisitos. Nesse livro você vai aprender as mais importantes técnicas, princípios e ferramentas para fazer entrega contínua em seus projetos.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2Dznd7Z
Versão em Português: http://amzn.to/2E073T7



11) Beyond Software Architecture: Creating and Sustaining Winning Solutions

Autor Luke Hohmann

Esse livro traz uma visão interessante sobre coisas importantes a serem levadas em consideração que vão além da codificação, testes, design e arquitetura de software, coisas como licenciamento, entrega (deploy), instalação, configuração, e suporte.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2E0ehXc



12)  97 Things Every Software Architect Should Know: Collective Wisdom from the Experts

Autor Richard Monson-Haefel

Com participação de grandes ícones do mundo da engenharia de software esse livro traz lições muitos interessantes e valiosas que podem evitar que você e sua empresa paguem por erros que outros já comeram como colocar seu currículo ou suas tecnologias de preferência na frente dos requisitos do sistema em desenvolvimento, subestimar problemas não técnicos, não desenvolver habilidades de comunicação efetivas, não dar a devida importância a interface de usuário, deixar a performance de lado na hora de desenvolver.

Versão em Inglês http://amzn.to/2G3Hdy9



13) Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions

Autores Gregor Hohpe, Bobby Woolf

Este foi o livro que deu origem ao Camel um dos principais frameworks de integração de softwares corporativos no mundo. Sabemos que quase nenhum software funciona isolado. O ERP precisa buscar dados de clientes do CRM para faturar, e integrar com o banco para consultar o saldo da conta bancária, o CRM conecta nas redes sociais para verificar o engajamento dos clientes, o software de forecasting conecta no Canal do Tempo para verificar se o Supermercado vai vender mais cerveja do que no próximo final de semana. Este livro vai te dar uma base forte sobre Integração de Software para que você construa sistemas que conversam melhor com o mundo externo de forma segura, escalável, interoperáveis e com alta disponibilidade.

Versão em Inglês: http://amzn.to/2G7BMxW



E aí? Gostou desses Livros sobre Arquitetura e Design de Software?

Conhece algum outro bom?

Deixe opinião e indicações nos comentários.

Conteúdo Relacionado

Share This