CTO (chief technology officer) ou Diretor de Tecnologia, Diretor Técnico é uma posição executiva com foco em lidar com questões de ciência e tecnologia numa organização.

Segundo artigo recentemente publicado na Inc, muitas pessoas pensam que o CTO é apenas um cara extremamente técnico que passa o dia ajudando desenvolvedores a lidar com dificuldades técnicas.

Na realidade, o principal papel dele ajudar pessoas de negócios e clientes a compreender melhor como a tecnologia pode ajudá-los no negócio. É uma posição de negócio mais de negócio do que de tecnologia, mas querer um especialista em tecnologia justamente para a preencher esse gap que a maioria das pessoas tem por não ter conhecimento de tecnologia.

O CTO certifica-se de que o time técnico da organização é capacitado para fazer um bom trabalho e participa ativamente da seleção do time técnico. Porém mão faz micro-gerenciamento dessa equipe que é altamente qualificada e criativa.

O CTO age também como um gate-keeper, barrando que constante sede por aplicar tecnologias da moda, os chamados hypes, apenas por aplicar sejam aplicados na organização trazendo mais complexidade para o negócio do que benefícios. Um bom CTO tem os pés no chão e sempre aplica a tecnologia a serviço do negócio, e não sua tecnologia apenas pela tecnologia.

CTO ruins ou inexperientes estão sempre na onda dos hypes, como agora por exemplo se fala muito de Machine Learning, BigData, NodeJS, Elixir, etc, etc. Ou pior aqueles que acabam comprando milhares e milhares de soluções enlatadas de fornecedores gastando uma fortuna desnecessariamente, que acaba mais atrapalhando o time técnico do que ajudando.

No outro extremo aqueles CTO extremamente conservadores que engessam o negócio e não inovam com tecnologias mais modernas por medo de não se adaptarem as mudanças ou por estarem na zona de conforto e não quererem aprender nada novo.

Veja o vídeo para aprender mais:

Você concorda com as ideias desse artigo?

Como é o CTO da sua empresa?

O que é um bom CTO na sua opinião.

Deixe seu comentário…

Leia o artigo completo da Inc.

Conteúdo Relacionado

Share This