Em mundo cada vez mais competitivo, com clientes cada vez mais exigentes é facil a gente cair na cilada de tentar agradar todo mundo…

Veja como a IKEA se tornou uma das empresas mais importantes no mundo dos móveis por saber dizer não para parte do mercado.

A empresa sueca, IKEA é um fenômeno no mundo dos móveis, e um dos principais motivos de seu sucesso é o fato de saber dizer não e entender que vai deixar boa parte do mercado “insatisfeita” para poder deixar um nicho do mercado extremamente bem atendido e satisfeito.

A industria tradicional de móveis, cobra preços altos, entrega e monta seus produtos na casa de seus clientes, permite que os móveis sejam customizados, oferece uma grande variedade de cores, tamanhos, finalizações, materiais, etc.

Já a IKEA faz moveis que extremamente fáceis de montar, simples, com design arrojado, e sem customizações, e num preço baixo.

É claro que muitos clientes que entrarem na IKEA vão ficar insatisfeitos com a falta de opções, personalizações, e por terem que montar seus próprios móveis. Mas perceba que para o que uma fatia do mercado, “aqueles que buscam móveis com design arrojado e um baixo custo” possam ficar muito satisfeitos, os demais vão acabar ficando insatisfeitos. Por isso, não podemos tentar agradar todo mundo… E nem todo bilhete de feedback negativo vai merecer uma mudança na organização.

É preciso criar uma estratégia e entender como sua empresa será diferente de todas as outras e poderá oferecer um produto ou serviço único para uma determinada fatia do mercado que vai amar sua empresa, mesmo que uma boa parte do mercado não goste dela.

Estratégia por Michael Porter, HBS

Assista esta aula de Michael Porter, o pai da estratégia, para aprender mais:

Conheça mais sobre a IKEA

Veja o vídeo.

E sua empresa?
Que fatia do mercado atendem bem como ninguém?
Qual sua proposta de valor única?
Pense nisso….

Conteúdo Relacionado

Share This