Quando você vai lançar um produto novo ou entrar em um mercado uma coisa muito importante a ser considerada é a compatibilidade com padrões pré-existentes.
Foi exatamente isso que fez com que um dos software mais famosos que temos hoje em dia, o Microsoft Excel tenha chegado onde chegou.

Compatibilidade com o líder de mercado

Na época o software mais conhecido de planilhas era o Lotus 123. Quando o Excel quando foi lançado além de ser mais barato que o líder mantinha a compatibilidade com o formato do Lotus, o que permitia que a migração fosse feita com o menor impacto possível por parte do usuário.

Compatibilidade reduz custos de migração

Custo de Migração é algo que muitas vezes dificulta bastante a venda de um produto. Por exemplo, se você compra um Android, vai perder os aplicativos que comprou no iPhone. Se você muda do Spotify para o Apple Music vai perder as playlists que criou no Spotify e assim acontece com quase toda mudança de plataforma. Pense no que você pode fazer para simplificar ao máximo esse processo de migração para o seu cliente.
Além do formato do arquivo, o Excel ainda vinha com as mesmas teclas de atalho que o Lotus utilizava naquela época, de forma que o usuário não precisa reaprender nada. Era só começar a trabalhar e poderia usar tudo aquilo que já havia aprendido antes com o Lotus.
Essa é uma grade sacada para quando você vai lançar um novo produto no mercado… O que você pode fazer para que seus clientes começam a utilizar seu novo produto, sem necessariamente ter que reaprender o que já trazem de experiência anteriores?

Conteúdo Relacionado

Share This