Muitas das iniciativas de melhoria nas empresas, infelizmente, são canceladas antes de gerarem os benefícios que deveriam porque falta o entendimento da curva da mudança. Entenda como isso funciona!

Não dá para melhorar sem mudar. Para melhorar, é preciso mudar!

E toda mudança tem uma curva, que geralmente, trás uma piora antes da melhora.

E é justamente aí que muitas vezes, por medo de ficar pior ainda, não esperamos o tempo necessário para que a melhoria da mudança venha à tona.

Em quase todo processo de mudança, há uma curva de aprendizado, e esse desconforto e adaptação, geralmente faz com que a nossa performance caia por um tempo.

Conheça a Curva da Mudança

Curva da Mudança

Compreendendo essa curva você poderá ter muito mais êxito em suas iniciativas de mudanças, e vai ficar ligado para não boicotar o processo de mudanças antes que ele possa te trazer resultados de melhoria.

Lembre-se, antes de melhorar, provavelmente, vai piorar….

É como uma cirurgia plástica em que antes de você ficar mais bonito, geralmente acaba ficando mais feio, por causa do inchaço da cirurgia. Mas depois que isso passa, aí sim o resultado finalmente vem.

Ou então, no caso de aprender uma nova forma de trabalhar, em que antes de ficar mais produtivo, você fica mais lento, por causa de estar aprendendo.

Para aprender mais sobre Gestão de Mudanças, não deixe de ler o livro, Gestão de Mudanças 3.0 de Jurgen Appelo.

Já viu algum bom projeto ser cancelado, por falta de compreensão da curva da mudança? Conte nos comentários!