“Há três tipos de homem, alguns que aprendem lendo, poucos que aprendem observando, e todos os outros que precisam trombar em cercas elétricas e descobrir por si mesmos.” Will Rogers

No livro “the Influencer” [1], os autores afirmam que as pessoas tentarão mudar de comportamento se acreditarem que  vale a pena e que podem fazer o que for preciso para a mudança aconteça.

Imaginação

Imaginação

Para tentar influenciar as pessoas a adotar um comportamento novo ou deixar um comportamento antigo, a grande maioria das pessoas tenta utilizar a persuasão verbal, que para os autores do livro, apesar de ter certo grau de eficácia, nem se aproxima da eficiência de permitir que as pessoas experimentem por si mesmas os benefícios das mudanças (ou seja, do novo comportamento proposto).

Quando não for possível oferecer uma experiência real, você poder oferecer uma experiência imaginária contando estórias (sejam elas reais ou não). Narrativas comoventes permitem que os ouvintes viajem no conteúdo através da imaginação e passem por experiências mentais.

Estórias permitem que as pessoas criem imagens detalhadas e concretas em suas mentes, criando empatia com a estória e sentindo seus efeitos a um nível pessoal, e é por isso que estórias são muito mais eficientes do que aulas tradicionais, afirmam os autores.

Certifique-se de que sua estória deixa bem claro o comportamento atual e seus efeitos, assim como o comportamento futuro e seus benefícios para que os ouvintes possam passar pela experiência a medida que ouvem a estória. Não se esqueça que a estória deverá também deixar claro o porquê a mudança de comportamento vale a pena, e transmitir a idéia de que ouvinte é capaz de realizar a mudança de comportamento.

Note que estórias são muito poderosas e podem influenciar comportamentos. Os gregos sabiam muito bem disso, e por isso grande parte da sabedoria deixada por eles está representada em forma de contos e mitos.

Referências

[1] – Influencer: The Power To Change Anything por Kerry Patterson, Joseph Grenny, David Maxfield, Ron McMillan, Al Switzler