Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 12, 2012 in Filosofia | 4 comments

As 7 Artes Liberais Clássicas

As 7 Artes Liberais Clássicas

Na antiguidade clássica, as artes liberais, eram os temas considerados essenciais para uma pessoa livre, (distinguia uma pessoa livre de um escravo) [1]. No Império Romano, ambos, garotas e garotas eram ensinados a dominar sete artes que compunham o Trivium e o Quadrivium. Na idade média, foram as disciplinas essenciais para quem pretendesse o sacerdócio ou qualquer lugar na hierarquia eclesiástica [3].

O trivium que significa “o cruzamento e articulação de três ramos ou caminhos”, é composto por três artes que proveem disciplina à mente, para encontrar expressão na linguagem:

  • 1. Lógica (ou dialéctica): discussão perspicaz e solidamente argumentada por meio da qual o verdadeiro se separa do falso [3];
  • 2. Gramática: conhecimento de como falar sem cometer erro [3];
  • 3. Retórica: disciplina da persuasão para toda e qualquer coisa apropriada e conveniente [3].

O quadrivium que significa cruzamento de quatro ramos ou caminhos é composto por:

  • 4. Aritmética: a teoria do número;
  • 5. Música: a aplicação da teoria do número;
  • 6. Geometria: a teoria do espaço;
  • 7. Astronomia: a aplicação da teoria do espaço.

[1] Wikipedia – Liberal Arts

[2] Wikipedia – Artes Liberais

[3] O Carteiro – Trivium e Quadrivium

4 Comments

  1. A palavra “provêem”, segundo o novo acordo ortográfico, não possui mais o acento gráfico. Portanto, segundo as novas regras, o correto seria “proveem”. Fica a dica para revisão e edição das informações contidas no seu blog.

  2. muito interessante…obrigado

Trackbacks/Pingbacks

  1. Retórica: Introdução e os Atos da Fala | Pensamentos de André Faria - [...] último post, mencionei que a Retórica compõe as três artes liberais clássicas (trivium). Vamos explorar um [...]

Deixe uma resposta