purple-cow

Já faz algum tempo que acompanho o blog e leio livros do famoso marqueteiro americano Seth Godin, e dessa vez resolvi ler o seu livro Purple Cow (Vaca Roxa).

Nas últimas semanas estou procurando aprender um pouco mais sobre marketing e vendas, e essas leituras tem me ajudado muito! Como de costume, gostaria de compartilhar aqui um pouco daquilo que pude levar de aprendizado dessa experiência de leitura. Vamos lá…

Seja Marcante

Os famosos P’s do Marketing (Produto, Preço, Promoção, Posiciosamento, Publicidade, Packaging, Permissão e Pass-along) já não são mais suficientes. A única forma de se ter um produto de destaque no mundo de hoje é ser marcante fazendo algo novo e único.

Segundo Godin, 80% dos 30 produtos mais novos das 100 melhores marcas devem seu sucesso ao marketing de boca-a-boca. Marcas como IKEA, Starbucks, SAP, Krispy Kreme, Jet Blue, Google foram construídas com produtos marcantes que fazem com que as pessoas falem umas para as outras.

Alias, você já viu uma vaca roxa? não? Provavelmente se tivesse visto, teria se lembrado. =)

Recomendo a leitura desse livro se você quer aprender a tornar o seu produto mais atrativo!

Veja nesse vídeo o próprio Seth falando sobre o assunto:

Seth também já esteve no TED falando sobre isso, veja:

Questione-se para tornar-se Marcante

O Site BrandGenetics fez uma excelente relação com os principais questionamentos que Seth sugere que você se faça ao longo do livro. Vale a pena, reunir sua equipe e pensar a respeito dessas coisas. Eu traduzi aqueles que achei mais interessantes. A propósito, fazer com que você se questione sobre o status quo é uma das principais características dos livro de Godin. Aproveite!

Faça uma simples lista de desejos de seus clientes. Há alguma coisa que você pode fazer a respeito para preencher o vazio que há entre o que você entrega e o que eles realmente querem?

Pense a respeito do líder atual do mercado, se você pudesse mudar algo para que torná-lo mais marcante, o que seria?

Produtos virais são: fáceis de testar e comprar, fáceis de recomendar, feitos para atender uma comunidade específica, e são parte de uma tendência em vez de um modismo. Com isso em mente, o que você pode fazer para tornar o seu produto mais viral?

Foco! Foque em dois grupos chave que podem alavancar suas vendas. Compradores de alta lucratividade e compradores formadores de opinião. O que você pode fazer para tornar seu produto mais atrativo para eles?

Faça uma lista de concorrentes que não estão tentando ser tudo para todos, será que você consegue encontrar algum mercado que não está sendo atendido ainda (oceano azul)?

Pense sobre o que líder de mercado está fazendo, e então foque no oposto.

Imagine que os melhores designers pudessem trabalhar em seu produto. O que eles fariam de diferente do que você está fazendo?

Faça duas listas, uma com a principal razão para recomendar produtos em seu mercado e outra com as principais razões para não recomendar. Consegue enxergar alguma oportunidade nisso?

O oposto de marcante é muito bom (e muito bom não tem a menor graça), o que você faria para tornar um produto muito bom em um produto realmente marcante?

Imagine que você está criando um produto altamente exclusivo numa edição limitada para seus 20 melhores clientes. Como o produto seria?

O que você faria se quisesse fazer uma versão colecionável do seu produto?

Faça uma lista das maiores redes sociais e comunidades em seu mercado (associações, clubes, colaboradores, instituições). Você poderia fazer uma versão especial de seu produto para uma dessas redes ou comunidades?

Lembre-se que a conveniência é a chave. O que você pode fazer tornar a experiência de comprar, usar, e consumir mais fácil?

Dê uma nova olhada nas maiores razões para recomendar em seu mercado, isso é, o que torna esses produtos marcantes? O que você poderia fazer incorporar uma dessas razões para recomendar em seu produto?

Liste todas as sugestões e reclamações de clientes que você já ouviu, o que você poderia fazer a respeito de cada um desses itens?

Pense em produtos do seu mercado com design marcante, o que você poderia fazer para tornar o design do seu produto digno se ser notado?

Você atualmente faz os produtos mais marcantes da sua industria? O que você precisa mudar para que seja assim?

Quem faz os produtos mais marcantes da sua industria? O que você faria se estivesse no lugar dele para tornar o produto ainda mais marcante?

Liste as coisas que as pessoas acham marcantes em produtos para o público alvo que você quer atender.

Pense em uma forma de construir um concorrente para o seu próprio produto com preços 30% menores. Como fazer isso?

Explore os limites. O que você pode fazer para torna-se o mais barato, ou o mais caro, ou o maior, ou o mais rápido, ou o mais novo, ou o melhor?

Por fim, Viva esse mantra: “Be Remarkable” você também. Faça ao menos uma coisa todos os dias que valha a pena de falar a respeito!

Referências

Conteúdo Relacionado

Share This